Nesta quarta-feira, 8 de Março, o projeto Bem-Estar e Qualidade de Vida do Servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou uma roda de conversa com o tema "Síndrome do Ninho Vazio", em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A ação contou com a presença de servidoras, terceirizadas e estagiárias da instituição.

Por acontecer especialmente no Dia Internacional da Mulher, o encontro foi pautado na verbalização do poder feminino e suas nuances, com recitação de poesias, musicalidade e abertura para diálogos com foco nas mulheres da Semurb.

Com foco na interação e socialização outras ações voltadas à temática feminina acontecerão durante o mês da mulher. Durante esta semana, procedimentos como relaxamento, meditação guiada, cromoterapia e recitação de poesia, por exemplo serão ofertados.

A agente de saúde e coordenadora do projeto, Mariza Álvares, destaca as próximas etapas. "Criamos um calendário de atendimento a fim de realizar procedimentos especializados para as mulheres durante todo o mês de março. Com exceção desta semana, já que teremos três dias voltados ao tema, os encontros acontecerão toda sexta-feira do mês”, comenta.

O evento faz parte do projeto criado em dezembro de 2019, para acolher servidores por meio de terapias integrativas, holísticas e atendimentos básicos de prevenção à saúde. E que oferta bate-papos sobre temas específicos de acordo com o calendário das campanhas de saúde nacional.

Para a Terapeuta Holística e Integrativa do projeto, Liene Medeiros, a função do projeto é acolher e entender os sentimentos e emoções dos colaboradores e colaboradoras da Semurb, agindo no bem-estar coletivo. E o acesso à uma roda de conversa no ambiente de trabalho é algo imprescindível.

"É importante para a saúde e qualidade de vida do servidor, que mesmo com a rotina de trabalho encontra um espaço para o acolhimento. A abordagem de assuntos pertinentes ao dia a dia, dentro e fora do ambiente de trabalho, possui uma relevância significativa também dentro do núcleo familiar do servidor, pois muitas vezes, ele trás problemáticas em torno de sua vida pessoal para o trabalho e vice-versa".

Programação

No próximo dia 17 de março acontece a “Tenda do Conto”, uma roda de conversa, na qual o servidor é aconselhado a trazer um objeto e explicar a importância em sua vida, verbalizando sentimentos e expressões. A prática integrativa auxilia no estímulo da memória e qualidade da competência comunicativa, além de melhorar o vínculo entre os profissionais durante a expressão de sentimentos

Já no dia 24 de Março haverá “Dança Circular”, um momento para através da expressão artística coletiva agir na integração do grupo e o fortalecimento de valores como empatia, compreensão e sentimento de pertencimento. Nesse tipo de dança, as pessoas são dispostas em círculos e realizam coreografias juntas.

Por fim, no dia 31 de março, ocorre o encerramento das ações, com uma roda de conversa ministrada pelo psicólogo Rafael Farias, abordando o tema "Relacionamentos tóxicos em todos os seus âmbitos."