A Secretaria Municipal de Educação de Natal abriu nesta segunda-feira (06) a semana de reuniões de planejamento do ano letivo 2023, que se estenderá até a quinta-feira (09), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O encontro reúne os 292 gestores pedagógicos e administrativos das 146 unidades de ensino da Rede Municipal de Natal.

A programação conta com palestras dos departamentos e setores da SME-Natal, com intuito de passar os conhecimentos necessários para uma boa gestão. Neste primeiro dia de reuniões os departamentos de Educação Infantil (DEI), Ensino Fundamental (DEF) e de Atenção ao Educando (DAE) apresentaram os projetos para o ano letivo de 2023, deixando os gestores e assessores pedagógicos cientes de todos os assuntos que interessam à gestão.

Durante a manhã desta segunda (06), as palestras foram dirigidas aos assessores pedagógicos do Ensino Fundamental e aos 72 gestores pedagógicos das escolas de Ensino Fundamental. A diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa, falou principalmente da Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal (JENAT), detalhando o cronograma do evento que acontecerá de forma híbrida nos dias 15 e 16 de março. Também foram abordadas algumas questões referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Ainda na programação da manhã, a diretora do Departamento de Atenção ao Educando, Edna de Araújo Galvão, apresentou as ações executadas pelo DAE durante o ano, sendo elas: Programa Bolsa Família, Programa Tributo à Criança, Núcleo de Atenção Psicossocial, Programa Justiça e Escola, Passe Livre, Pelotão da Cidadania Escolar e a distribuição do fardamento escolar.

Bastante atenta ao encontro estava a gestora pedagógica da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, Luciana Souza. “A secretaria tem nos proporcionado momentos para mostrar com quem nós podemos de fato contar. Muitos colegas têm receio de se aproximar dos setores da secretaria, e fazendo esse acolhimento para que a gente saiba exatamente aonde chegar, a SME nos aproxima cada vez mais dos setores”.

“Nós precisamos pensar em todos os educadores que estão nas unidades de ensino e enxergam de perto a realidade dos centros de educação infantil e das escolas. Trabalhamos muito mais felizes quando oferecemos melhores condições. Pensando nisso, não abrimos mão do cuidado”, destacou a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano.

Durante a programação da tarde, as palestras foram apresentadas com a mesma temática da manhã, sendo dirigidas aos 74 gestores pedagógicos dos centros municipais de Educação Infantil e conduzidas pelas diretoras dos departamentos de Educação Infantil, Alderly Façanha e de Atenção ao Educando, Edna de Araújo Galvão.

A gestora pedagógica do CMEI Professora Elaine do Nascimento Lopes, Naelly Carla Medeiros Araújo, também elogiou o trabalho de planejamento do início do ano letivo de 2023. “Esse tipo de formação é primordial para o andamento do trabalho, tanto pedagógico, quanto administrativo dentro dos centros infantis. É muito bacana podermos participar, dialogar e questionar, para que tenhamos um bom funcionamento, principalmente neste início de ano letivo”, finalizou.