Animação e alegria não faltaram no baile de carnaval “Folia 100 Idade” dos idosos do Centro de Convivência Marly Sarney, na tarde da última sexta-feira (10). Afinal, curtir a terceira idade com todo vigor não é tarefa difícil para eles. Com fantasia, ou sem, eles mostraram todo o brilho e alegria dessa época do ano no espaço onde os idosos cadastrados no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), costumam realizar suas atividades. 

Em clima de festa,  aproximadamente 150 idosos caíram na folia ao som das marchinhas e músicas  que animam o período carnavalesco que ficou por conta do músico Cleilton. Com 75 anos, Josefa Batista aproveitou seu primeiro Carnaval com os outros idosos: "Estou no Marly Sarney desde 2012, mas pela primeira vez me permito cair na gandaia e estou amando tudo isso aqui, a animação, a música e interagir com os meus amigos. Aqui somos uma família, nos respeitamos,  apoiamos e curtimos juntos”, comentou. 

De acordo com a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, o principal objetivo da participação dos idosos nas comemorações do carnaval é promover os vínculos com a comunidade “É uma maneira de perceber que as pessoas envelhecem, mas não se aposentam da vida. Não importa a idade, ainda se tem desejos, vontades e direitos de participar desta grande festa popular”, disse, reforçando que a participação dos idosos nas atividades visa contribuir para a longevidade saudável. "Comemorar o carnaval é uma forma de lazer, de diversão. A disposição e a alegria desses idosos se tornam exemplo para todos nós", disse.

Para a coordenadora do Serviço de Convivência de Natal, Giliana Vale, essas atividades que são promovidas pela prefeitura para os idosos são muito importantes. “Além de comemorar uma tradição cultural de nosso país que é o Carnaval, estamos promovendo a oportunidade da pessoa idosa vivenciar experiências para relacionar-se e conviver em grupo, ofertando assim também momentos de lazer e socialização dos grupos, fortalecendo a convivência comunitária dos mesmos”, finalizou. 

Serviço de Convivência 

Os Centros de Convivências e fortalecimento de vínculos da pessoa idosa oferecem  oficinas  aos usuários, que recebem atenção especial e participam de atividades sociais e culturais, como palestras, passeios e confraternizações. Para se inscreverem, os interessados devem ser inscritos no Cadastro Único. Documentos necessários para inscrição: número do NIS, RG, CPF, comprovante de residência e encaminhamento pelos Cras ou demanda espontânea. 

Os centros de convivência para idosos representam um espaço de convívio entre as pessoas da mesma faixa etária. Além de fortalecer a participação dos idosos em programas sociais, garantindo o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida. Nesses espaços, os idosos convivem, trocam experiências e aprendem sobre seus direitos garantidos. Todas as atividades são viabilizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social.