Solidariedade marcou a campanha promovida pelo Banco de Alimentos do município de Natal, coordenado pela secretaria municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), que arrecadou donativos durante as festividades do “Natal em Natal”. 

A instituição beneficiada foi o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC) que recebeu os alimentos para distribuir entre as pessoas que são atendidas por eles. Os alimentos foram arrecadados com o intuito de  ampliar o atendimento às 21 instituições vinculadas ao banco de alimentos que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade nas quatro regiões da capital, buscando minimizar a situação de insegurança alimentar no município. 

"Fazer o bem nos faz bem. É importante que ações como essa sejam realizadas, tanto pelo poder público, quanto pelo setor privado, assim conseguiremos atingir um número maior de pessoas. Agradecemos a todos que foram lá e doaram os alimentos para nossa campanha. Quem come bem adoece menos e fica mais ativo e disposto para trabalhar e aproveitar a vida.  Que possamos colaborar com aqueles que mais precisam", ressaltou a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.  

Para o presidente do IERC, Marcos Antônio, a Semtas tem sido um dos parceiros mais fiéis do instituto, coordenando políticas públicas para as pessoas vulneráveis, mantendo sempre um olhar humano, fraterno e colaborativo. “Essas doações são de uma importância ímpar para nós, pois ela vem como um suporte para os serviços que desenvolvemos aqui. Nós realmente precisamos, pois oferecemos aos nossos assistidos a alimentação, café da manhã, almoço e lanche. Esse programa da Prefeitura atende, de fato, a necessidade das pessoas mais carentes e com maior necessidade de ter apoio nutricional. Quando o poder público olha para o social é um serviço de grande valia para a humanidade”, finalizou.

O Jovem José Bizerril Neto frequenta o Instituto desde os dois anos de idade. Atualmente com 14 anos e atleta de Goalball, ele agradece e afirma que as doações feitas pela campanha “Natal Mais Feliz” foram fundamentais. “Tem dias que muitos de nós ficamos o dia todo aqui. As doações estão ajudando na alimentação que recebemos, no café da manhã, no almoço e lanche”, finalizou garantindo que nos jogos paradesportivos vai conquistar medalhas para Natal. 

A entrega contou com a presença da Secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, da diretora do departamento de segurança alimentar (DSA), Marlene Ramalho e da equipe técnica do Banco de Alimentos, a assistente social, Elaine Medeiros e a nutricionista Raíssa Pereira. 

Entenda o Banco de Alimentos

O Programa Banco de Alimentos tem forte apelo à co-responsabilidade da sociedade civil e está sob a administração do Departamento de Segurança Alimentar da Semtas, que desenvolve um trabalho de arrecadação, seleção e doação de alimentos, além da qualificação das instituições cadastradas pelo referido programa.

Atualmente, o Programa atende 21 instituições,  contemplando 4.980 pessoas. Entre as instituições estão: Lar da Vovozinha, Lar Fabiano de Cristo, APAE Natal - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, Instituto Juvino Barreto, Casa do Menor Trabalhador, Sociedade Heitor Carrilho, Aldeias Infantis SOS Brasil, Associação Riograndense Pró-Idoso - ARPI,  Patronato da Medalha Milagrosa, Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos e  Centro Educacional Dom Bosco, Casa de Idosos Jesus Misericordioso, HATMO, LAE, Casa da Criança, ADOTE, SUVAG, NDS, CEIC e ADZN.


Trabalho técnico

A equipe do Programa Banco de Alimentos realiza a triagem, pesagem e direciona esses alimentos prestando também apoio técnico para as instituições cadastradas de forma gratuita.