Na contagem regressiva para a festa mais esperada do ano para muitas pessoas, o Carnaval de Natal já leva foliões e bloquinhos para as ruas. Começou a temporada de ensaios e prévias para que no Reinado de Momo, entre 16 e 21 de fevereiro, todo mundo esteja afinado. E quem vai representar a folia na cidade será escolhido na próxima quinta-feira (02), com o primeiro evento oficial da Prefeitura do Natal no calendário do carnaval 2023, com a eleição do Rei e da Rainha. 

"As prévias e ensaios são ótimos eventos, pois servem de aquecimento para o nosso Carnaval e ajudam a medir a empolgação do natalense para a folia. Vamos trabalhar para organizar um ótimo Carnaval na cidade, dentro da nossa política de atenção mais forte à Cultura e à economia criativa que o Carnaval movimenta", explica o prefeito Álvaro Dias. “Toda a nossa cadeia produtiva é beneficiada, desde o pequeno vendedor ambulante até o dono de hotel".

Algumas bandas de frevo já começaram seus ensaios. Abertos, em bares ou nas ruas, os ensaios terminam sendo pequenos eventos com a participação do público. E já nos primeiros dias de fevereiro começam as prévias carnavalescas de blocos, dois deles, infantis. 

Incentivo 
Somente dentro da Lei Djalma Maranhão, de incentivo à cultura, são cerca de 10 prévias e ensaios antes do calendário oficial. O bloco Submarino Amarelo inicia seus ensaios já nesta quinta-feira (26) e no dia 09 de fevereiro será aberto ao público. As outras prévias têm continuidade a partir da próxima semana e a programação será intensa até o dia 16 de fevereiro, quando haverá a abertura oficial do carnaval. 

Outros blocos e bandas da cidade já começaram seus ensaios ou também marcaram suas prévias. A banda Frevo do Xico, do maestro Chico Bethoven, desde a quinta-feira passada (19) começou a reunir os músicos e definir roteiro. Todas as quintas, até a semana anterior ao carnaval, haverá ensaio ao lado do Atheneu. Outra banda que também já afina seus clarins é a Banda Independente da Ribeira toda quarta-feira (25/01, 01 e 08/02), com concentração do Espaço Cultural Ruy Pereira, Cidade Alta. 

As crianças também terão suas prévias carnavalescas. O Bloquinho Me Leva Mamãe, terá sua prévia infantil no dia 05 de fevereiro, na Arena das Dunas e o Patotinha, no dia 12 de fevereiro no Teatro Riachuelo. 

A Prefeitura listou alguns desses eventos que ocorrem antes do calendário oficial do carnaval para quem quiser cair na folia. Confira na lista abaixo algumas dicas. 


PROGRAMA DJALMA MARANHÃO 
PRÉVIA, ENSAIO E CARNAVAL 2023 

ENSAIOS:

BLOCO SUBMARINO AMARELO 
DATA: 09 DE FEVEREIRO 
LOCAL: PALCO ARMADO EM FRENTE AO SEBO LETRA & MÚSICA 

SUVACO DO CARECA 
DATA: 12 DE FEVEREIRO 
LOCAL: A DEFINIR 

 

PRÉVIAS:

BLOQUINHO PATOTINHA (INFANTIL)
DATA: 12 DE FEVEREIRO 
LOCAL: TEATRO RIACHUELO NATAL 

ME LEVA MAMÃE (INFANTIL)
DATA: 12 DE FEVEREIRO
LOCAL: AEROCLUBE 

SEGURA QUE DEU ONDA 
DATA: 04 DE FEVEREIRO
LOCAL: SAÍDA DO DOM VINÍCIUS ( NGELO VARELA – TIROL), SEGUINDO PARA O AEROCLUBE 

ENQUANTO CAMPOS CORRE SALES SÓ CAMINHA 
DATA: 11 DE FEVEREIRO
LOCAL: A DEFINIR 

BLOCO CARNASINSP 
DATA: A DEFINIR
LOCAL: RUA PRINCESA ISABEL E ESPAÇO CULTURAL RUY PEREIRA 

BLOCO KD XOXÓ 
DATA: 10 DE FEVEREIRO
LOCAL: SAÍDA - PRAÇA AUGUSTO LEITE. CHEGADA - AERO CLUBE 

NEM SE ACABA NEM FICA POUCO 
DATA: 11 DE FEVEREIRO
LOCAL: AERO CLUBE 

SE PARAR EU CAIO 
DATA: 14 DE FEVEREIRO
LOCAL: CONCENTRAÇÃO LARGO DO ATHENEU, DESFILE PELAS RUAS DE PETRÓPOLIS E CHEGADA NO CLUBE AMÉRICA 


OUTROS ENSAIOS E PRÉVIAS 

FREVO DO XICO 
DATAS: 26/01, 02 E 09/02
LOCAL: CONFEITARIA ATHENEU, 19H

BANDA INDEPENDENTE DA RIBEIRA
DATAS: 25/01, 01 E 08/02*
LOCAL: ZÉ REEIRA, BARDALOS, RELÓGIO DO SESC E BURACO DA CATITA , 19H
* PIZZARIA CALÍGULA 

BLOCO NAZI VAI À RIBEIRA
DATA: 04/02 
LOCAL: BAR DO PEDRINHO, 14H