Dentro da Operação Volta às Aulas, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, iniciou o período de vistoria nos veículos que realizam o transporte escolar. O procedimento é obrigatório e visa garantir a segurança dos alunos que utilizam esse modal de transporte nos deslocamentos pela cidade.

A vistoria dos veículos é realizada duas vezes por ano de acordo com o final da placa do escolar. Nos meses de janeiro e julho estão sendo vistoriados os carros com final da placa 1 e 7; em fevereiro e agosto, final da placa 2 e 8; em março e setembro, final da placa 3 e 9; em abril e outubro, placas terminadas em 4 e 0; maio e novembro, 5; finalizando com a placa de final 6 nos meses de junho e dezembro. 

Durante o procedimento, o veículo deve preencher uma série de requisitos que contemplam desde os equipamentos de segurança como o tacógrafo e extintores até a parte de mecânica, os pneus, os faróis, a condição dos estofamentos e os freios do carro, entre outros itens. Observados devidamente todos os itens e aprovado na vistoria, o veículo recebe um selo oficial confirmando a regularidade.

Para realizar a vistoria, o permissionário deve apresentar os seguintes documentos: Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), DPVAT (acima de oito passageiros), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira da STTU, Certidão Negativa do Município, nada consta de multas, RG, CPF e comprovante de pagamento da taxa de vistoria. O atendimento para realização da vistoria é realizado diariamente na Central do Usuário da STTU (rua Esplanada Silva Jardim, 128 – no bairro da Ribeira), no horário das 8h às 14h.

A STTU lembra que antes de contratar este serviço, os pais ou os responsáveis pelos estudantes devem observar se o veículo possui as seguintes características: Tacógrafo, Faixa na cor amarela como o nome “ESCOLAR” nas duas laterais, Brasão do Município de Natal, se o condutor possui a carteira da STTU e se o veículo está com o selo de vistoria em dia.