Janeiro também é o mês de conscientização sobre a Hanseníase, sendo no último domingo do mês (dia 29) o Dia Mundial da Hanseníase, data que tem a intenção de reforçar o combate à doença. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) desenvolve ações de educação nas unidades de saúde do município em alusão ao Janeiro Roxo, campanha que tem a intenção de alertar a população sobre os sintomas e formas de tratamento da doença. A Prefeitura também participa da campanha com a cor em destaque na iluminação do Palácio Felipe Camarão, sede do poder Municipal. 

 

Diversas unidades de saúde do município desenvolvem ações em alusão à campanha, como rodas de conversa sobre o tema nas sala de espera; teste de sensibilidade; triagem de pacientes com lesões na pele; atendimento médico em caso de lesão de pele, além de panfletagem para desmistificar a doença, entre outras ações.

 

Causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, a Hanseníase é uma doença infectocontagiosa que afeta a pele, as mucosas e os nervos periféricos, causando alterações na sensibilidade e na força muscular, e pode acarretar em danos irreversíveis se não detectada precocemente.

 

Manchas na pele (esbranquiçadas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas) que possam apresentem alteração na sensibilidade a calor, frio ou à dor (como dormência no local); nódulos pelo corpo; diminuição ou ausência de sensibilidade ou força muscular, nas mãos, pés ou na face, além de sensação de formigamento nos membros superiores e inferiores, são alguns do sintomas que podem indicar a doença.

 

“Vale ressaltar que o tratamento para os pacientes diagnosticados é disponível de forma gratuita nas Unidades de Saúde no município, e possibilita interromper a transmissão da doença em poucos dias, além de promover a cura quando finalizado”, afirma Kamila Pessoa, responsável técnica pelo Núcleo de Hanseníase e Tuberculose do Departamento de Atenção Básica (Dab) da SMS Natal, que reforça a importância de se falar sobre o tema para desmistificar o preconceito contra a doença. “O Janeiro Roxo é importante para a intensificação de ações de conscientização alertando a população sobre os sinais e sintomas e incentivando a busca do diagnóstico precoce e tratamento, além de contribuir sobretudo na redução do preconceito atrelado à doença”.

 

Confira algumas UBS que desenvolvem programações voltadas ao tema a partir desta semana:

 

 

DISTRITO SANITÁRIO LESTE

 

USF Passo da Pátria - 25/01. Às 8h.

 

UBS São João - 24/01. Às 9h30.

 

UBS Alecrim- 31/01. Às 8h30.

 

USF Rocas - 31/01. Às 9h.

 

 

DISTRITO SANITÁRIO OESTE

 

UBS Quintas - 23/01. Às 9h.

 

USF Monte Líbano - 27/01. Às 9h.

 

 

DISTRITO SANITÁRIO NORTE I

 

USF Cidade Praia  - 23/01. Às 10h.

 

UFF Nordelândia  - 25/01. Às 14h.

 

USF Parque das Dunas - 31/01.

 

 

DISTRITO SANITÁRIO NORTE II

 

USF Nova Aliança - 26/01/2023. Das 8h às 10h.

 

 

DISTRITO SANITÁRIO SUL

 

UBS Nova descoberta - 31/01. Às 9h.

 

UBS Jiqui - 31/01. Às 9h.

 

ESF Ronaldo Machado - 31/01. Às 9h.