A Escola Municipal Santa Catarina convidou toda a comunidade escolar para prestigiar o espetáculo teatral "Uma Viagem ao Mundo da Leitura", no último sábado (21), no Salão Paroquial da Igreja Santa Maria Mãe, que fica ao lado do prédio da unidade de ensino. O espetáculo retratou a realidade dos estudantes nos anos de pandemia.

De acordo com o professor de Artes, Juarez José Nascimento Nunes, a peça contou com a participação das turmas do 1º ao 5º ano, sendo representadas por dois ou três estudantes de cada turma. Estes alunos foram selecionados, seguindo os critérios estabelecidos para o teatro. Os estudantes que participaram atuando no espetáculo foram premiados com livros.

“Toda a escola participou da preparação do espetáculo, a coordenação pedagógica junto com os professores decidiram dar ênfase na questão da escrita e da leitura. A gestora pedagógica que gosta muito de arte e teatro, ela sugeriu, para que fizéssemos um espetáculo de encerramento, a partir disso a gente vem trabalhando na escola. A seleção foi muito árdua, além de que, os pais tiveram que autorizar as crianças a participarem e se deslocar até o salão paroquial”, explicou o professor Juarez Nunes.

Atuando como atriz, a estudante Maria Evelly dos Santos, de 11 anos, relatou que se emocionou durante sua participação. “Foi um momento bastante feliz e diferente para mim. Foram dias intensos de ensaios. Fiquei bastante ansiosa até o dia da apresentação”.

A assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental, Adeilza Gomes da S. Bezerra, ressaltou que trabalha com as formações de Artes, organizadas pela Secretaria Municipal de Educação e que são oferecidas aos professores da Rede Municipal. “O professor dessa escola participa das nossas formações e também já foi mediador com três oficinas da área de teatro com os professores. Esse projeto teatral, contribui para ampliar a formação dos estudantes, a percepção, o conhecimento artístico, estético, sobre o local onde ele habita. A partir da linguagem teatral desenvolvemos competências e habilidades trabalhando a gestualidade corporal, a oralidade, criando repertório cultural, porque uma das formas de fazer teatro é lendo diferentes textos da literatura, seja potiguar, regional e nacional. O professor trabalha com jogos teatrais, com essa criação de textos, trabalha muito com o cotidiano, com temáticas, as problemáticas da sociedade, nesse caso, ele apresentou a temática da Covid-19, a repercussão e a importância da vacina”, explicou.

A gestora pedagógica Hudennia Andrade de Oliveira Melo, contou que por causa da pandemia e dos momentos difíceis em que viveram, resolveram trabalhar esse tema. “Temos a necessidade de um projeto anual, então trabalhamos a leitura, os gêneros textuais, incluindo também a oficina de teatro. Fizemos uma seleção com os alunos e todos esses gêneros textuais apresentados no espetáculo foram trabalhados em sala de aula. Eles estavam atuando baseando-se na importância da leitura”, explicou. Os estudantes ensaiaram no contraturno das aulas.

A equipe da escola se dividiu em cada função necessária para realizar o espetáculo, sendo responsáveis pelo roteiro o professor Juarez Nunes e a gestora Hudennia Andrade; responsáveis pela direção: professor Juarez Nunes e a fonoaudióloga Anne Gomes; o cenário e figurino ficaram por conta do professor Alison Oliveira; os estagiários Geziel de Souza, Mônica Alves e o voluntário Anderson Carvalho, como assistentes de projeção; de imagem e som: Villy Cield; assistente de imagem e gravação: Alexandre Júnior; assistente de ensaios: Luna Fernandes; supervisão: Hudennia Andrade, e apoio: gestora Maria Aparecida Damasceno.