O encerramento dos festejos em torno da festa católica de São Sebastião levou milhares de fiéis às ruas do bairro do Alecrim na tarde desta sexta-feira. Após a procissão, foi celebrada missa solene,  presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. A primeira-dama do município de Natal, Amanda Dias, participou da missa, representando o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Amanda Dias destacou a importância da festa para os fiéis e devotos do santo católico. "Em nome do prefeito Álvaro Dias, que por outros compromissos não pôde chegar a tempo, quero parabenizar todos os fiéis e devotos de São Sebastião. Ele deu sua vida para proteger os cristãos perseguidos nos primórdios do Cristianismo. A Prefeitura do Natal sempre apoiará esta festa, pois ela já faz parte da cultura popular da nossa cidade", falou.

Dom Jaime falou sobre vocação, a importância da vivência da fé e sobre a necessidade de boas atitudes. "Nos aproximamos de Deus através de nossas ações. Estejamos, portanto, atentos à vivência da nossa vocação", comentou.

Em sua fala, o pároco da Igreja São Sebastião, padre José Freitas Campos, comentou da alegria do retorno dos festejos após a pandemia da Covid 19. "Trata-se de um momento profundamente significativo, como testemunho de fé. Depois da pandemia, o povo de Deus volta a testemunhar a fé em Jesus Cristo por meio do seu intercessor, São Sebastião", disse.

Os festejos pelo Dia de São Sebastião acontecem há 74 anos e reúnem milhares de fiéis. De acordo com os organizadores, a procissão e missa deste ano reuniram cerca de vinte mil pessoas e contou com a presença de autoridades e fiais de Natal e de outros municípios do Rio Grande do Norte.

São Sebastião

São Sebastião nasceu em Narbonne; os pais eram oriundos de Milão, na Itália, do século terceiro. Desde cedo, foi muito generoso e zelou pelo seu batismo em relação à sua vida e a dos irmãos. São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. Também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida.