A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social - Semtas, lançou nesta quarta-feira (18), o Edital de nº 01/2023 que dispõe sobre o Processo Seletivo Simplificado para Visitadores do Programa Criança Feliz/Primeira Infância, no Sistema Único da Assistência Social (Suas). A capital oferece 32 vagas em cargos de nível médio.

"A abertura deste novo processo seletivo tem como objetivo preencher as vagas para o cargo de Visitador da Primeira Infância do Suas/Criança Feliz, além de formar cadastro reserva. Estes profissionais irão trabalhar nos nossos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), porta de entrada dos nossos serviços", afirma a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

Aos interessados, as inscrições serão online e ocorrerão das 8h do dia 26 de janeiro até às 23h59 do dia 27. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá acessar o site da Prefeitura do Natal, através do endereço eletrônico: https://natal.rn.gov.br, devendo obrigatoriamente anexar os documentos junto à ficha de inscrição. A convocação dos aprovados sairá no Diário Oficial do Município no dia 10 de fevereiro.

O “Criança Feliz” tem como objetivo promover o desenvolvimento integral na primeira infância e a proteção da criança, associados ao apoio à família desde o período da gestação, a fim de se oportunizar a construção de contextos favorecedores do desenvolvimento, do convívio, do usufruto de direitos.

Visitador

As 32 vagas oferecidas pela Semtas são para quem possui o ensino médio, na função de visitador do Programa Criança Feliz/Primeira Infância, no Sistema Único da Assistência Social (Suas) do município. Destas vagas, duas são destinadas para pessoas com deficiência (PCD). Os selecionados vão receber um  salário mínimo vigente, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Fica a cargo do visitador realizar diagnóstico das famílias, crianças e gestantes; planejar e realizar as visitas domiciliares com apoio do supervisor; orientar as famílias/cuidadores sobre o fortalecimento do vínculo, parentalidade e estimulação para o Desenvolvimento Infantil; identificar demandas das famílias para além do desenvolvimento infantil e discutir com o Supervisor; acompanhar e registrar resultados alcançados; participar de reuniões semanais com supervisor; participar do processo de educação permanente; registrar informações referentes a beneficiários no Sistema Eletrônico do Programa Criança Feliz (e-PCF) e acompanhar a resolução das demandas encaminhadas à rede; e, elaborar registros escritos sobre as visitas domiciliares com base em instrumental de planejamento de visitas.

Todas as outras informações pertinentes ao Processo Seletivo constam no referido edital, que pode ser acessado aqui.