Em vistoria no fim da manhã desta terça-feira (17), nas Ruas Manoel Soares Medeiros e Cel. Inácio Vale, na Zona Sul, os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) identificaram a origem dos efluentes que estavam chegando à orla de Ponta Negra, a partir do final do calçadão. Um hotel situado na Rua Cel.Inácio Vale foi notificado para no prazo de 15 dias, identificar a fonte em suas instalações e fazer as devidas correções, sob pena de ser autuado com multa grave.

O caso foi identificado após denúncias da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), que informou a Semurb sobre alguns efluentes que estariam chegando à Praia. "A equipe de apoio da Fiscalização Ambiental abriu o sistema de drenagem de águas pluviais das ruas Manoel Soares e Cel. Inácio Vale, a fim de identificar a fonte dos efluentes. E foi descoberto que eles partiam de um hotel, que direcionava efluentes na rede de drenagem até desembocar na praia", relata o supervisor de fiscalização ambiental da Semurb, Gustavo Szilagyi. 

"Durante a vistoria conjunta realizada com o Ministério Público, o problema foi constatado e demos inicio as investigações. A multa grave inicia em R$ 2.553,21 e pode chegar a mais de R$ 9 mil reais", acrescenta Szilagyi. 

Qualquer pessoa que presenciar situação similar pode denunciar na Ouvidoria da Semurb pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 14h. Lembrando que as denúncias podem ser feitas de forma anônima.
 

** Matéria atualizada em 18/01/2023 , às 8h10, para correção de informações