A Prefeitura do Natal, por meio das secretarias de Mobilidade Urbana e Comunicação Social, iniciou campanha destacando os cuidados no trânsito durante o período de férias e veraneio. A orientação principal é redobrar a atenção e não misturar álcool e direção. De acordo com a STTU, é neste período que os condutores relaxam e esquecem dos riscos de acidentes. A ideia é educar para prevenir.

A campanha nasce na contramão dos anúncios de oportunidades do período que ressaltam “bebidas alcoólicas para o período do verão e carnaval". Em linhas gerais, o foco da peça é voltado especificamente para os jovens e adultos mostrando os efeitos do álcool sobre os sentidos e a razão.

O crescente consumo de álcool entre os jovens também é objeto de preocupação da STTU. As campanhas de marketing acabam sendo direcionadas aos grupos mais vulneráveis, principalmente aos iniciados no uso do álcool – na faixa entre 18 e 20 anos.

Daí, a ideia de provocar o debate acerca do uso da bebida neste período, assim como a regulamentação de publicidade sobre o tema, já que os anúncios referentes ao uso do álcool estão sempre demonstrando o prazer e a felicidade que o álcool proporciona e omitindo os números da tragédia no trânsito e nas famílias.

Os especialistas são unânimes que combater o uso do álcool constitui uma prioridade para saúde pública, uma vez que a redução do seu consumo tem uma relação direta também com a queda dos índices de mortes no trânsito, de doenças cardiovasculares, hepáticas, mentais, câncer, além da violência urbana.