Muitas pessoas com deficiência conseguem levar uma vida ativa, desenvolvendo autonomia e realizando atividades do cotidiano. A questão é que algumas atividades exigem cuidado e suporte de outras pessoas. Imagine o desafio que é para um cadeirante, por exemplo, entrar no mar. Pensando nessa questão, a secretaria municipal do Trabalho e Assistência Social - Semtas, por meio da equipe técnica da Residência Inclusiva,  realiza neste mês de janeiro uma programação piloto para os usuários aproveitarem o que a praia tem de melhor a oferecer: o contato com o mar.

Os banhos de praia aconteceram em duas sextas-feiras na praia de Ponta Negra e Pitangui com o objetivo de proporcionar a inclusão de lazer para os acolhidos. A programação teve início  pela manhã e contou com banhos de mar na cadeira anfíbia que proporciona à pessoa com deficiência uma experiência única dentro da água. A cadeira anfíbia tem bom desempenho na areia, além de não afundar na água. A profundidade dentro do mar permite ainda que a pessoa que a utiliza sinta a água em seu corpo.  A atividade contou com a equipe de apoio para alimentação e técnica, cuidadores, motoristas e coordenação. 

De acordo com a titular da Semtas, Ana Valda Galvão, realizar atividades ao ar livre é um atrativo para os usuários da residência inclusiva, equipamento voltado para o acolhimento de pessoas com deficiência. “Com essas atividades estamos proporcionando aos nossos usuários lazer e inclusão.  É gratificante poder contribuir com esses momentos de interação na participação social e comunitária no fortalecimento dos seus vínculos. Criando novas memórias e sensações que eles vão levar para toda vida, pois muitos deles estão indo à praia pela primeira vez", afirma. Além disso, ela agradeceu aos servidores que desenvolveram o trabalho. “Também somos gratos por toda a contribuição e empenho da equipe da residência inclusiva que está sempre pensando em atividades de lazer para os nossos usuários. É graças ao trabalho deles que momentos assim são realizados”, finalizou. 

Para a chefe da alta complexidade, Aline de Medeiros, é importante promover momentos de interação e fortalecimento dos laços com os acolhidos. “A residência inclusiva proporcionou  um dia muito feliz para seus usuários, pois com essa iniciativa garantiu o direito ao lazer e à convivência comunitária para eles”. 

“A experiência de promover atividades de lazer e o envolvimento com a comunidade para os usuários da Residência Inclusiva é única e nos preenche com a sensação de dever cumprido. Alguns de nossos acolhidos vivenciaram o contato com o mar pela primeira vez e presenciar a satisfação de todos eles renova o entendimento de que, como profissionais, estamos intervindo em consonância com o previsto nas normativas que regem o serviço. Cabe registrar ainda todo reconhecimento à brilhante intervenção dos profissionais envolvidos na programação, pois a prática cotidiana deles tem sido fundamental para o bom funcionamento da Residência Inclusiva e para a mediação do processo de garantia de direitos de usuários que outrora já estiveram tão vulnerabilizados”, comentou a coordenadora do equipamento do município, Monally Ferreira.

Residência Inclusiva

A Residência Inclusiva é a unidade da Semtas que oferta Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para jovens e adultos dos 18 e 59  com deficiência, em situação de dependência, que não dispunham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar, em sintonia com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. 

O funcionamento da unidade é ininterrupto, com cuidadores trabalhando em turnos de seis horas. A equipe técnica é composta por assistentes sociais, psicólogo,  terapeuta ocupacional, cuidadores, além de auxiliar de serviços gerais e cozinheira. Uma outra finalidade da casa é propiciar a essas pessoas a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária, na participação social e comunitária.