Com o olhar voltado para o pedestre, a Prefeitura do Natal – por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana – prossegue a campanha de valorização do uso da faixa de travessia. Durante a ação são realizadas abordagens, performances teatrais e distribuído material educativo com foco na redução do número de acidentes no trânsito.

De acordo com o cronograma da STTU, as ações serão concentradas nos seguintes locais nesta semana: terça-feira (17) na Av. Coronel Estevam – bairro do Nazaré; quarta-feira (18) na Av. Presidente Bandeira – no Alecrim; quinta-feira (19) na Av. Pompéia – no Bairro Potengi e na sexta-feira (20) – no Relógio do Alecrim.

As mensagens educativas ressaltam a importância do uso da faixa, o olhar para os dois lados da via antes da travessia e o respeito ao ciclo do semáforo, entre outras dicas. Os condutores de veículos também são informados sobre a obediência de parada antes da faixa de retenção e dá sempre preferência ao pedestre.

Desde 1998, quando entrou em vigência o Código de Trânsito Brasileiro, estabelecendo a municipalização e a obrigatoriedade de programas de educação para o trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana desenvolve ações neste sentido. E em razão destas ações aliadas a execução dos projetos de engenharia e de fiscalização do órgão o número de acidentes com pedestres vêm caindo significativamente.

O órgão orienta também que o pedestre quando não houver semáforo ou faixa de travessia, atravessar no meio da quadra e antes de atravessar espere sempre na calçada.