Um torneio de xadrez na Escola Municipal Professora Malvina Cosme, aconteceu nesta quinta-feira (12). A competição ocorreu pela primeira vez na escola este ano, englobando os dois bimestres do ano letivo, com aulas e aprendizados sobre a modalidade e os benefícios didáticos que desde a origem do esporte serve como atividade que estimula o raciocínio lógico e exercita funções pertinentes para o desenvolvimento do praticante, como a paciência e tomada de decisão. Na ocasião, 182 alunos do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental participaram da atividade. A unidade de ensino está localizada no bairro Potengi.

Competindo no torneio, Kauã Rafael Cordeiro dos Santos foi o 1° lugar da disputa. O estudante é matriculado do 2° ano e tem oito anos. “Fiquei muito feliz em ganhar, sempre ficava prestando bastante atenção quando meu professor estava explicando. Ele dizia para gente treinar e eu treinava em casa pelo celular. Não vejo a hora de ter outro campeonato, eu adoro minha escola e meu professor”, comentou o campeão.

“Achei muito bom ter aulas de xadrez, o professor Ronildo Pereira sempre dizia que a gente tinha que ter concentração e treinar bastante para aprendermos. Ele é um ótimo professor, sempre ensina coisas legais e eu amo. Não ganhei o primeiro lugar, mas estou feliz porque o mais importante é aprender e participar”, disse Esthefanny Evangelista dos Santos, de 10 anos e que conquistou o 4º lugar na disputa.

O torneio foi organizado pelo professor Ronildo Paulo Pereira que destaca a relevância do evento no ambiente escolar. “A prática do xadrez foi muito importante na minha fase escolar e continua sendo até hoje. Procurei através desta experiência possibilitar para os alunos um ambiente de aprendizado que pudesse despertá-los para outras possibilidades, além do quadro e para o próximo ano letivo, ano pretendemos ampliar este evento que será sem dúvidas melhor que este”, afirmou Pereira.

Atuando como gestora administrativa da unidade, Rosemarry Machado contou sobre o processo de realização da competição e a importância para o processo de ensino-aprendizagem. “Foi gratificante poder contribuir para a realização desse projeto. O primeiro campeonato de xadrez da escola, desenvolvido em dois bimestres pelo professor Ronildo Pereira, nos trouxe muita satisfação. Ver os alunos no pátio ou na sala de informática participando atentos, concentrados e acima de tudo, curiosos em aprender aquele novo mundo. Ver nascer um enxadrista foi realmente encantador", comemorou a gestora.