A Prefeitura de Natal dá um reforço importante aos serviços de saúde emergenciais ofertados à população, com a aquisição de seis novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). A entrega das chaves foi realizada nesta quinta-feira (12) pelo prefeito Álvaro Dias, em frente ao Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura. As novas ambulâncias se somam a outras sete viaturas adquiridas em dezembro por meio de convênio com o Ministério da Saúde e a uma outra doada pelo Ministério Público do Trabalho. 

O prefeito Álvaro Dias explicou que o Município está renovando toda a frota de uma vez, reequipando o Samu com 14 ambulâncias exclusivamente para atender no serviço de urgência e emergência da capital. "Nenhuma entrega ou inauguração me sensibiliza tanto quanto aquelas que melhoram os serviços de saúde da nossa cidade. E neste caso era uma necessidade urgente, porque alguns dos veículos já estão rodando há pelo menos 15 anos e não podíamos deixar nossos profissionais arriscarem suas vidas no socorro às vítimas“, disse Álvaro. 

As seis ambulâncias são do tipo suporte avançado, para assistir o paciente que necessita de cuidados médicos intensivos antes de chegar à unidade de saúde. O investimento desse aporte foi de R$ 1,7 milhão, com recursos do próprio Município. Atualmente, o Samu Natal atende em média a 18 mil chamadas por mês e conta com 344 profissionais de todas as áreas. 

Para o secretário municipal de Saúde, George Antunes, muitos falam em prioridade na saúde, mas poucos a demonstram na prática. “Desde o início da administração, a Prefeitura fez uma reformulação completa em todos os setores de urgência e emergência, possibilitando a renovação de uma frota que já era antiga e não tinha mais condições de rodar 3 mil quilômetros por mês. Foi um grande movimento em favor da saúde, bancado pelo Município em períodos quase insustentáveis, como foi o caso da segunda onda da pandemia, quando não recebemos quase nenhum recurso federal", destacou o titular da SMS Natal.

O coordenador do Samu Natal, Cláudio Macedo, destacou a gestão participativa e imediata no atendimento à população. “As novas ambulâncias foram entregues e já estão totalmente equipadas, atendendo os chamados. Isso se traduz em dedicação e respeito aos natalenses”, disse o coordenador. 

Álvaro Dias apontou como desafio para 2023 a reestruturação da atenção primária. “Nos próximos dias, vamos inaugurar mais uma nova unidade de saúde, em Mirassol, totalmente equipada, e dar início à licitação para a construção do nosso tão sonhado Hospital Municipal de Saúde”, anunciou o prefeito.

O presidente da Câmara Municipal, Paulinho Freire, ressaltou que o Samu é um modelo de excelência reconhecido pelos usuários e também pela sociedade. “Acompanho muitas gestões e vejo que a atual administração tem feito muito pelo Sistema de urgência e emergência”, disse ele. Membro da Comissão de Saúde da Câmara, o vereador Preto Aquino informou que as ambulâncias antigas deverão ser doadas para uso de transporte sanitário.