O Prefeito Álvaro Dias entregou nesta terça-feira (3) um novo equipamento público requalificado. É a Praça Abel de Menezes Lira, na Rua Dr. Everton Dantas Cortês, no bairro do Tirol. A área é cercada de edifícios e a maioria dos moradores possui animais de estimação. Em sintonia com os desejos da comunidade a praça tornou-se o primeiro equipamento público a ter uma espaço pet. A área possui rampa e obstáculos para os bichinhos brincarem com seus tutores, e na reforma a praça ganhou um playground para crianças, uma academia de ginástica ao ar livre, passeio para caminhada, novo paisagismo e iluminação de LED interna e externa.

A Solenidade foi prestigiada por diversos moradores e pessoas do bairro do Tirol, e muita gente aproveitou para levar seus cães. O prefeito Álvaro Dias destacou o diferencial da obra: “Estamos entregando o primeiro espaço pet no contexto de uma infraestrutura de praça. Existem muitas solicitações para que a Prefeitura promova a construção de novos espaços agradáveis e tranquilos como este e agora procuramos não só priorizar as pessoas, mas também os animais, que fazem parte da nossa vida e do nosso cotidiano. É uma forma de ter seus espaços respeitados para que possam conviver com as pessoas e a natureza”, disse o gestor.

O titular da Semsur, Irapoã Nóbrega, lembrou que a recuperação da praça Abel Lira é o sonho dos moradores que ajudaram a manter o local com o plantio de árvores. “A gestão está entregando mais uma das mais de 60 praças que já recuperamos em todas as regiões de Natal. Mas esta aqui é gratificante porque as pessoas realmente cuidam dela”, comentou.  Presente à solenidade, o deputado estadual Adjuto Dias disse que obras como esta são importantes pela capacidade de ocupação da população. “As praças são importantes locais de convivência e de lazer; como deputado quero somar no apoio a projetos como este”.

A praça Abel Lira possui duas árvores da espécie Pau Brasil que pela primeira vez estão florindo. Também tem uma parreira que produz uma vez ao ano. Uma das moradoras mais atuantes é Magna da Silva Costa. Ela é tutora de um cão chamado Odin, da raça Schnauzer, e gerencia a página da praça do Instagram @Apracaenossa. “Temos um amor por esta pracinha, aqui realizamos eventos literários e de filosofia em conjunto com a Nova Acrópole. Em 2022 decidimos nos reunir e pleitear com a prefeitura a melhoria da praça, agora ficou muito bonita. E ainda está florida pela primeira vez”, disse.