A Secretaria Municipal de Educação de Natal promoveu na tarde desta terça-feira (27), a solenidade de premiação dos XXXIV Jogos Escolares Municipais (JEMS), que contou com a presença dos atletas e professores das escolas participantes. O evento aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Foram entregues 64 troféus para os campeões por categorias, 105 medalhas para os atletas e professores destaques e finalizando com o troféu especial para a campeã geral a Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade. Em 2º lugar ficou a Escola M. Professora Josefa Botelho e em 3º lugar a Escola M. Professora Adelina Fernandes.

A competição foi realizada de 03 a 13 de dezembro, reunindo cerca de 1.000 atletas em 17 modalidades, de 39 escolas da rede municipal. Os JEMS é organizado pelo Departamento de Ensino Fundamental e Setor de Cultura, Eventos e Desporto.

A titular da Educação, Cristina Diniz, comemorou o retorno dos jogos escolares e reforçou que o esporte é uma referência muito próxima à educação como fundamento da prática de atividades físicas. “Temos aqui, medalhistas que representam exatamente essa vitória, esforço e dedicação pessoal de cada um e do seu grupo. Parabenizo os atletas, professores, medalhistas e todos os participantes dos jogos escolares e dizer que vocês são um orgulho para a Rede Municipal de Educação de Natal. Falo também em nome do prefeito Álvaro Dias, que não pode estar presente porque está em Brasília e mandou um abraço muito grande para vocês dizendo que sente muito orgulho desses alunos e medalhistas e de todos que participaram dos nossos jogos escolares”, ressaltou.

A diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa, comentou que os JEMS é um evento consolidado e que a prática de esporte nas escolas contribui de forma significativa para o desenvolvimento integral dos estudantes. “Agradecemos imensamente ao Setor de Cultura, Eventos e Desporto em nome do professor Wamberg Leite, que juntamente com sua equipe, não mediu esforços para que esse evento acontecesse e fosse tão exitoso. Parabenizamos os presentes pelas vitórias, mas deixando a mensagem que a maior das vitórias é de ter participado com compromisso e responsabilidade”, enfatizou.

Os professores agraciados com o “Destaque Geral” dos JEMS, foram Haroldo Correia, da Escola M. Professora Josefa Botelho e Lourdes Vanderleia da Silva, da Escola M. Professora Maria Madalena. A professora de Educação Física, Lourdes Vanderleia, trabalha há 16 anos na unidade e disse que houve uma prioridade na prática de esporte em grande escala. “Resolvemos inscrever em todas as modalidades porque temos dentro da comunidade grandes talentos e eles não têm oportunidade, a equipe vislumbrou, colocar os alunos nos jogos, não tivemos muito tempo de preparo, apenas os jogos internos, mas ali já se sabia quem podia entrar na modalidade e qual o potencial que poderia atingir. E está aí o resultado, conseguiram trazer várias medalhas”, comemorou.

A aluna medalhista da Escola Maria Madalena, Mariana Vitória de Santos Valentim, 15 anos, ganhou três medalhas de ouro nas modalidades de corrida, arremesso de pelota e salto em distância. “Foi uma sensação muito boa, nunca tinha competido assim na minha vida, na verdade, já tinha competido, mas só ganhei uma medalha de prata. Foi a primeira vez que eu ganhei medalhas de ouro e ainda fiquei em destaque em três esportes diferentes”, disse.

Maria Luciana Almeida de Souza, gestora pedagógica da Escola Maria Madalena, considerou que as medalhas e troféus recebidos foram frutos de um esforço conjunto. “Sempre estamos incentivando os alunos a participarem dos jogos porque é uma forma de encontrar os talentos e os potenciais esportivos. Independente se vão ganhar ou não, insistimos que eles participem porque sabemos da importância que é o esporte para vida do aluno, que tanto melhora na forma pessoal, como também como educando e é uma grande oportunidade de desenvolvimento físico e mental”, justificou.