Os Centros Municipais de Educação Infantil Professora Rosalba Dias de Barros e Professora Raquel Maria Filgueira realizaram durante a tarde da última sexta-feira (16), o encerramento dos projetos educativos através de uma mostra cultural e o lançamento de livros de atividades. Os projetos foram uma oportunidade para as crianças exibirem o aprendizado que desenvolveram ao longo do ano e compartilharem suas habilidades e conhecimentos com a comunidade escolar. As atividades incluíram desde apresentações de música, dança, artes visuais, livros e outras formas de expressão literária e artística.

O CMEI Professora Rosalba Dias, localizado no bairro Potengi, realizou uma mostra coletiva espalhada pelas salas com o tema “Conhecemos o meio ambiente construindo uma vida mais consciente”. As 327 crianças das 16 turmas apresentaram atividades didáticas a partir de uma parede sensorial, presépio reciclado, representações do mundo náutico, animais marinhos, borboletas, a floresta amazônica e outros trabalhos.

A diretora pedagógica Jaqueline Rebouças disse que a temática foi trabalhada com subtemas e a mostra cultural toda desenvolvida em salas temáticas. “Cada sala está apresentando o tema que foi desenvolvido com junto com as crianças. E o projeto do meio ambiente é para que haja uma conscientização na criança, já desde pequenos conhecerem o meio ambiente nessa perspectiva de cuidar, de preservar, para que quando eles tiverem maior, isso possa ser alcançado como um conhecimento permanente”, afirmou a gestora.

Já o CMEI Professora Raquel Maria Filgueira, localizado no bairro de Nazaré, realizou no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), o tradicional lançamento do livro escolar anual com atividades feitas pelas crianças. O livro incluiu desenhos, textos e atividades de leitura e escrita, organizadas a partir do trabalho no dia-a-dia da sala de aula. A publicação é uma experiência divertida e motivadora, promovendo a interação entre as crianças, educadores e os pais.

A diretora Maria Rosa Duarte Barbalho, gestora administrativa financeira, comentou que o evento era uma celebração, confraternização e a despedida das crianças dos Níveis IV que irão para o Ensino Fundamental I. “É uma celebração, um momento de interação, lançamento de um livro, a coletânea de temas com Vinícius de Moraes e é um momento especial para todas as crianças, famílias, professores, um evento grandioso, muito emocionante para todos que fazem parte do CMEI Raquel Filgueira”, destacou.

Por sua vez, Caroline Rose Soares, gestora pedagógica, explicou que as crianças terão continuidade a educação básica nas escolas municipais São Francisco de Assis e Professor Zuza. É um momento muito feliz porque os professores e mediadores de leitura elaboraram o livro junto com os alunos, trabalhando as poesias de Vinícius de Moraes.  Esse livro foi composto pelos 95 alunos dos Níveis IV e hoje é o dia de autografar esses livros para marcar essa fase educativa em cada família. Vamos ter aula até o dia 18 de janeiro, mas esse momento é onde começa as confraternizações natalinas, ocasião especial para simbolizar a nova etapa na vida dos estudantes”, reforçou.