Uma programação envolvendo os três turnos aconteceu nesta quinta-feira (15) na Escola Municipal Celestino Pimentel, localizada na Cidade da Esperança, Zona Oeste. A Mostra Cultural 2022 com o tema “Saúde e Bem-estar: A importância de cuidar de mim e do outro”, reuniu mais de 800 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Segundo a gestora pedagógica Jeanne Maciel da Silva, o principal objetivo é proporcionar a integração entre os estudantes. “Trabalhamos diversas temáticas relacionadas à saúde dos nossos alunos e a comunidade escolar. Temas ligados a alimentação saudável, saúde associada às mídias digitais, saúde socioemocional, bulling, racismo, música, teatro e poesia estão entre alguns temas desenvolvidos em sala de aula”, explicou a gestora. A Mostra contou com apresentações de danças e dos trabalhos realizados ao longo do ano letivo. 

O tema “Saúde associada às mídias digitais” foi desenvolvido nas turmas de 7º ano. A professora de Língua Portuguesa, Marcella Glycia Inácio de Araújo Oliveira, explicou sobre o trabalho. “O tema surgiu com a pandemia, pois muitos jovens tiveram crises de ansiedade e até mesmo depressão, durante o período que ficaram mais tempo em casa e consequentemente mais conectados nas redes sociais. Observamos que alguns adolescentes se cobram pela busca de corpos perfeitos e padrões que eles acompanham na redes sociais, porém sabemos que a vida real é bem diferente. Por isso a importância de trabalharmos essa questão com os nossos alunos”, resumiu. 

A aluna Yasmim Thayse Silva do Nascimento, de 13 anos, do 7° ano do Ensino Fundamental, falou sobre o seu trabalho. “Foi bem interessante a oportunidade de mostrarmos a nossa realidade, não aquela que acompanhamos nas redes sociais. Como exemplo, precisamos aceitar o nosso próprio corpo e estilo de vida, e não querer ser igual ao outro”. Já Roberto Luan Martins da Silva, de 11 anos, do 5° ano, ressaltou o que achou mais interessante na mostra cultural.  “Gostei bastante dos trabalhos nas salas.  Aprendi sobre vários temas, acrescentando no meu conhecimento. Estudar mais, nos deixa mais inteligentes, e que não podemos deixar nunca de aprender algo novo”, finalizou.