A Prefeitura do Natal e a Secretaria Municipal de Saúde recebem sete ambulâncias para o SAMU Natal, doadas pelo Ministério da Saúde. A entrega das chaves será nesta quinta-feira (15), às 14h, no estacionamento do Shopping Via Direta. No mesmo local, também será lançado o programa de Atualização da Caderneta Vacinal com o objetivo de manter em dia as vacinas da infância. 
 
As viaturas são do tipo D, Ambulância de Suporte Avançado, veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos. Deve contar com os equipamentos médicos necessários para esta função.
 
“O Ministério da Saúde, por meio do Governo Federal, contempla nossa instituição com sete ambulâncias, assistindo com maior segurança e qualidade aos munícipes de nossa capital potiguar, onde cada minuto faz a diferença na vida da população”, destacou o secretário municipal de saúde, George Antunes.
 
 
Caderneta Vacinal
Dentro da agenda do ministro em Natal também está previsto o lançamento do Programa de Atualização da Caderneta Vacinal. A solenidade será nesta quinta-feira (15), também no estacionamento do Shopping Via Direta, onde existe uma sala de vacina do município. 
 
O objetivo é convocar pais e responsáveis para a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes. Com a ação, espera-se avançar na ampliação da cobertura vacinal, mantendo o país livre da Poliomielite e protegendo a população de doenças imunopreveníveis. 
 
A SMS Natal disponibiliza na sala de vacina do Via Direta, as vacinas contra a Poliomielite VIP e VOP;  Meningocócica ACWY e C (meningite); Covid -19; Influenza; HPV; Tríplice Viral; Febre Amarela; Varicela e Pentavalente, que estarão disponíveis para a população alvo.
 
Participam da solenidade, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o prefeito do Natal, Álvaro Dias, o secretário Municipal de Saúde de Natal, George Antunes, o coordenador geral do SAMU Natal, Cláudio Augusto de Macêdo, entre outras autoridades.
 
Samu Natal
 
O SAMU Natal fundado em 17/09/2002 completa neste exercício 20 anos de existência. Atualmente atende uma população de aproximadamente 1.300.000 habitantes, realizando 18.630 chamados por mês, contando com 344 profissionais de todas as áreas, fim e de apoio.  
 
Homenagem 
 
Após a solenidade de entrega das ambulâncias, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em nome do Ministro das Relações Exteriores, Carlos França, fará a condecoração da Ordem do Rio Branco da professora Dame Sarah Gilbert e do professor Sir Andrew Pollard, da Universidade de Oxford. 
 
Esta solenidade será realizada no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal, às 17h.