As Escolas Municipais Professora Iapissara Aguiar e Professora Maria Madalena Xavier de Andrade foram as grandes campeãs na modalidade de futebol de areia dentro dos Jogos Escolares Municipais (JEMS), realizado na manhã do último sábado (10). Os jogos ocorreram no campo de areia da Escola M. Professora Maria Madalena, situada no Pajuçara.

O time Juvenil da Escola Iapissara Aguiar ganhou pelo placar de 8 x 4 da Escola Maria Madalena, tornando-se campeão e conquistando as medalhas na modalidade.  A disputa mesmo com o placar elástico foi bastante acirrada dentro do campo de futebol e nem mesmo o forte sol desanimou as equipes na disputa pelas medalhas. Nas categorias Infantil e Mirim do futebol de areia, a Escola Maria Madalena sagrou-se campeã.

O professor e coordenador de futebol de areia, Gileno Peixoto, explicou o objetivo do regulamento. “Tem um total de nove equipes em cada categoria, Mirim, Infantil e Juvenil. Como são somente três equipes, é o sistema de rodízio, onde elas jogam entre si, quem marcar mais pontos e os gols, será o campeão”, afirmou.

Uma personalidade importante na história do futebol potiguar se fez presente no campo de futebol de areia, prestigiando e observando os novos talentos no futebol, tratava-se do ex-craque do ABC Futebol Clube, Danilo Menezes Nuñez, que atuou ainda no Nacional de Montevidéu e no Vasco da Gama (RJ).

Mesmo aposentado da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Danilo Menezes estava auxiliando o amigo e coordenador de futebol de areia, Gileno Peixoto e comentou sobre a importância do esporte na educação dos alunos. “As escolas trazendo os meninos para jogar nesse espaço livre, é ótimo, porque antigamente só se podia jogar no meio da rua, porque não existiam campos de futebol nas escolas. Estão dando um apoio muito grande ao esporte, isso é muito bom para garotada, porque praticar o esporte na própria escola, é bom para os alunos e professores.  E com esse clima de Copa do Mundo é um espaço que ainda pode surgir novos craques”, ressaltou Danilo Menezes.

O aluno Pedro Ryan, de 13 anos, da Escola Municipal Professora Maria Madalena, que já havia sido campeão pela escola cinco vezes, explicou como foi a preparação para o jogo. “Treinávamos na escola à tarde e à noite, treinava chute, físico, impulsionamento, escanteio, jogada ensaiada, tabela, várias táticas”, lembrou.

Jean Felipe da Silva Lopes, de 15 anos, aluno campeão pela categoria Juvenil da Escola M. Professora Iapissara Aguiar, disse que estava feliz com a conquista. “O time se preparou desde o começo do ano, tanto no futsal, quanto no futebol de areia e aqui tivemos um resultado muito bom como queríamos, sendo campeão”, comemorou.