A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, prossegue o trabalho de levar para as escolas ações de educação para um trânsito mais humano. Hoje (09), foi dia de levar a Minicidade de Trânsito para o Cmei Mailde Ferreira Pinto – no conjunto Potengi.


“Tendo como público alvo crianças de 03 a 07 anos de idade, a atividade por meio dessa ferramenta ressalta que, assim como na escola temos regras, no trânsito também estamos sujeitos às normas e é fundamental conhecê-las para transitarmos de maneira correta e segura no trânsito”, destaca a pedagoga Luzia Fernandes do Departamento de Educação de Trânsito da STTU.

Na ocasião, as crianças aprendem a fazer o sinal de vida quando no momento da travessia de rua, a importância de usar os dispositivos de retenção: bebê conforto, cadeirinha, assento de elevação e o cinto de segurança, além do embarque e o desembarque do veículo sempre pelo lado da calçada, entre outros pontos. Após esse momento, os alunos realizam um circuito na minicidade, em que vivenciam situações do cotidiano no trânsito.

A Minicidade conta com sistema viário, sinalização vertical e horizontal, semáforos, faixas de pedestres e vias compartilhadas para bikes, simulando as condições de trânsito em Natal e estimulando a convivência harmoniosa entre pedestres, motoristas e ciclistas.

A iniciativa também faz parte de um dos objetivos do órgão que é o aprimoramento de medidas de segurança viária de médio e longo prazos voltados para redução de acidentes nas ruas e avenidas da capital.

A escola e colégio, público ou privado, interessadas em levar o projeto para dentro de suas unidades de ensino podem agendar com a STTU através do e-mail apoiogabinetesttu@gmail.com. Institutos federais, universidades, empresas e organismos do terceiro setor também podem utilizar o mesmo contato para solicitações de palestras e ações de educação para o trânsito para seus colaboradores e voluntários.