Estudantes da Escola Municipal Professora Josefa Botelho foram os grandes vencedores na modalidade Voleibol de Areia dentro dos Jogos Escolares Municipais (XXXIV JEMS), disputada na quadra de areia da FACEX na tarde desta quarta-feira (07). A unidade de ensino, localizada em Ponta Negra, comemorou em cinco das seis finais e emplacou cinco títulos com medalhas em várias categorias, no masculino e feminino, nos três dias de partidas.

A professora de Educação Física e coordenadora na modalidade de Voleibol de Areia nos JEMS, Gislaine Gomes Takahashi, explicou que a competição teve as categorias Mirim, Infantil e Juvenil, feminino e masculino, e um total de sete escolas participantes. A professora comentou ainda como um evento desse porte é relevante até no comportamento dos alunos.  “A importância do esporte para esses estudantes é fundamental, essencial até como uma forma de inclusão, de outras possibilidades, de outras visões, de aprender que o esporte é importante até para se cumprir regras e horários”, afirmou.

O ex-aluno e treinador das equipes de Voleibol de Areia da Escola M. Professora Josefa Botelho, Haroldo Correia da Silva, comentou que mantém o projeto há alguns anos, treinando os alunos no contraturno para não atrapalhar os estudos. São envolvidos na modalidade cerca de 80 estudantes, na faixa etária de nove a 17 anos. “Infelizmente, o projeto foi parado em virtude da pandemia, perdemos até um aluno para a doença. Mas o projeto voltou aos poucos, recomeçamos do zero e os resultados foram bem felizes, chegamos às seis finais do campeonato de Vôlei de Areia e ganhamos cinco. E não é só o resultado em si, mas a garotada no todo está ganhando, participando do esporte, estão fora das situações erradas da rua e se tornando atletas competitivos”, analisou.

A dupla de Vôlei feminino que venceu a primeira competição juntas, Regiane Santiago Rodrigues e Maria Alice Moura da Silva, alunas do 9° ano, contaram como foi a preparação para participar do evento. “Comecei recentemente treinar o Voleibol de Areia e formei dupla com a minha colega. Fomos melhorando nos treinamentos e o professor resolveu nos inscrever nos JEMS. Viemos para a competição e ganhamos as medalhas”, comemorou Regiane. “Faço Vôlei há três anos, e esse ano todinho treinamos muito e a equipe ficou bem entrosada e ganhamos a final”, acrescentou Maria Alice Moura.

Outro aluno medalhista, José Nogueira da Silva Neto, do 8º ano, disse que começou a jogar vôlei na praia de Ponta Negra e depois que ingressou na escola ficou mais interessado na modalidade. “Fiz oito meses de treino para chegar nesta final, foram três jogos, perdemos só um e ganhamos dois. Conseguimos se classificar para a final e ganhamos em primeiro lugar”, celebrou.