Para 19 milhões de brasileiros, as panelas estão vazias, falta comida. Este número reflete a quantidade de pessoas em situação de fome no país, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan). Desde a pandemia, a insegurança alimentar aumentou em 19% no Brasil.

Tendo essas questões como prioridade, a secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Ana Valda Galvão, foi nesta terça-feira (6) conhecer os equipamentos de segurança alimentar da Capital paraibana. O objetivo da visita foi conhecer os equipamentos que promovem a segurança alimentar na capital paraibana, como as Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares para entender o funcionamento e saber como implantar no município de Natal.

“A nossa viagem a João Pessoa foi muito proveitosa. Podemos entender o funcionamento dos equipamentos de segurança alimentar e sua importância. Trocamos ideias para implantar aqui, a partir do que conhecemos  lá. Fomos pessoalmente para visitar as Cozinhas Comunitárias que são tão importantes na capital paraibana e que idealizamos levar para Natal. Esse é um equipamento que ainda não temos e faria diferença na vida das pessoas mais vulneráveis, assegurando uma refeição balanceada e de valor nutricional. Também trocamos experiências também sobre o nosso Banco de Alimentos e aproveitamos para entender como funciona  a Lavanderia comunitária”, comentou.

Para Norma Gouveia, secretária de Desenvolvimento Social de João Pessoa, a troca de experiências entre os municípios é de uma importância sem igual. “Nós trocamos ideias, ouvimos as experiências da nossa capital vizinha. Elas tiveram a oportunidade de  conhecer a nossa experiência na implantação da política de segurança alimentar nas nossas Cozinhas Comunitárias, que não entregam apenas a refeição, mas também são compostas por uma equipe técnica de assistentes sociais, psicólogos, equipe social e articuladores sociais que mobilizam a comunidade para utilizar o serviço, fazendo uma triagem dessas pessoas que são classificadas pela vulnerabilidade social, que passam a integrar esse equipamento. Além de fazerem parte deste serviço, encaminhamos para outros serviços do município para darem cobertura a essas famílias e dar uma melhor assistência social”, completou.

Além das visitas, a secretária participou de duas reuniões na secretaria de Desenvolvimento Social com  a titular da pasta Norma Gouveia, o secretário de desenvolvimento Diogo Leitão, além da diretora de segurança alimentar Ivoneide Araújo e do coordenador Ítalo Piocópio.

Cozinhas comunitárias

As seis unidades, instaladas em comunidades na Capital paraibana, têm como principal objetivo atender as famílias que estão em vulnerabilidade social, com as refeições sendo distribuídas de forma gratuita junto aos usuários cadastrados. Os cadastros são feitos a partir de demanda espontânea e também por meio de agentes sociais e de saúde que identificam famílias que necessitam de apoio nutricional. É feita uma visita social e a partir daí as famílias que atendem os critérios são inseridas nos equipamentos. Diariamente são servidas 300 refeições em cada unidade.

Esteve acompanhando a Secretária da Semtas Marlene Ramalho, diretora do Departamento de Segurança Alimentar que visitou as cozinhas Comunitárias do Jardim Veneza, Gervásio Maia e no Restaurante Popular do Varadouro.