Promovendo debates e palestras, aconteceu nesta segunda-feira (05) a 7ª Mostra de Experiências Pedagógicas dos Professores de Educação Física da Rede Municipal do Natal (MEPEF), no auditório do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na ocasião, foram realizadas 14 apresentações de trabalhos sobre didáticas e práticas realizadas ao longo do ano, contando com a participação de cerca de 50 professores de Educação Física. O momento teve como finalidade discutir formas de aperfeiçoar as práticas na disciplina e apresentar novas perspectivas pedagógicas aos docentes.

“É o cenário para apresentar todos os trabalhos realizados em conjunto com os estudantes da nossa Rede. É de vital importância para a evolução educacional, onde soma com as demais disciplinas para o engrandecimento dos nossos alunos e professores”, afirmou o secretário adjunto de Administração Geral, Aldo Fernandes de Sousa Neto, que prestigiou a 7ª Mostra de Experiências Pedagógicas dos Professores de Educação Física, representando a SME-Natal.

Atuando como assessora pedagógica de Educação Física da SME-Natal, Cybele Câmara, ressaltou a importância do evento. “É uma Mostra de Experiências realizada há sete anos e ela vem com a possibilidade dos professores darem visibilidade às práticas pedagógicas que acontecem no chão da escola. No final do ano, essa amostra acontece para que os professores apresentem uma possibilidade pedagógica interessante, e, que ao longo do ano foi significativa”, disse.

Participando do encontro, a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa Costa de Queiroz, comentou a relevância das formações de Educação Física. “Ao longo de suas edições podemos afirmar que a MEPEF contribui de forma significativa para que os professores de escolas públicas, pesquisadores e alunos do curso de Educação Física reflitam sobre os saberes, fazeres e desafios desse componente curricular, enquanto linguagem de conhecimento. Participar dessa mostra pedagógica vai além de prestigiar o evento, é valorizar o trabalho do docente”, afirmou Barbosa.

Uma das responsáveis pelo projeto “Debatendo estratégias inclusivas para o ensino da educação física escolar junto a/ao estudante com Transtorno do Especto Autista (TEA)”, a professora da Escola Municipal Professor Ulisses de Góis, Cláudia Érica de Macedo Nascimento MontGomery, explicou sobre o trabalho e de que forma ele impacta o cotidiano do estudante com algum tipo de deficiência. “Nosso projeto começou através da formação que eu fiz junto das professoras Ana Aparecida Tavares e Maria Aparecida Dias. É um projeto desenvolvido por nós três. Nossa ênfase é trabalhar com o autismo e como melhorar as aulas e incluir os alunos com algum tipo de deficiência. Criamos estratégias e formas de incluir os estudantes com deficiência nas aulas de Educação Física. O objetivo é justamente discutir as possibilidades de aulas práticas inclusivas, esse é o principal intuito do nosso projeto e queremos apresentar para que outros professores também saibam o que estamos fazendo para promover essa inclusão”, explicou.

A 7ª Mostra contou ainda com as apresentações culturais das Escolas Municipais Monsenhor José Alves Landim (Brincando Cantando – Para entrar na casa do Zé), Vereador José Sotero (Projeto de Ginástica) e Professora Zuleide Fernandes (Coral Zuzu em Canto).