Professores de Língua Portuguesa se reuniram virtualmente durante toda esta terça-feira (06) em uma formação com o título “Gamificação nas aulas de Português”, ministrada pelo professor convidado da Rede Municipal de Jaguaruana (CE), Leandro de Paula. O instrutor é graduado em Língua Portuguesa e Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (UFC), especialista em Língua Portuguesa e Gestão Escolar pela UFC e mestre em Letras pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Participaram da formação 25 professores pela plataforma Google Meet.

O professor Leandro de Paula definiu a Gamificação como uma estratégia pedagógica que consiste em aplicar elementos de jogos em ambientes educacionais, com o objetivo de tornar o processo de aprendizagem mais motivador e envolvente. Isso pode ser feito de várias maneiras, como criar desafios e recompensas para incentivar os estudantes, ou utilizar jogos como forma de ensinar novos conceitos de uma maneira lúdica.

“Com a estratégia gamificada o próprio estudante percebe a evolução, se percebe nessa progressão. Na questão da dinâmica existe o relacionamento. Vai se construir um relacionamento de parceria, de companheirismo, seja com o professor ou professora, que está sendo mediador ou mediadora. Na hora de cooperarem um com o outro numa atividade em dupla ou em equipe, porque faz parte da competição, e aí cada um vai contribuir durante esse desafio”, disse o professor cearense.

Além disso, a Gamificação também pode ser usada para acompanhar o progresso dos estudantes, oferecendo feedback instantâneo e permitindo que eles vejam suas próprias habilidades melhoraram ao longo do tempo. Isso pode ser um excelente incentivo para que eles continuem motivados e engajados na aprendizagem.

De acordo com o assessor pedagógico do Departamento de Ensino Fundamental, Rudson Gomes as formações têm sido focadas em metodologias ativas de aprendizagem e a Gamificação aplicada a sala de aula é uma proposta de atividades que envolve os jogos, desafios, níveis, etapas para vencer, sendo tudo muito pertinente e envolvendo processos educativos diferentes.