A Escola Municipal Professora Mareci Gomes dos Santos promoveu na manhã do sábado (03), o Festival Literário 2022 com o tema principal “Mareci 15 anos: Minha Escola e Nossa História - Trilhando Valores para a Vida”. A escola, localizada na comunidade do Passo da Pátria, atende 390 estudantes do 1º ao 5º do Ensino Fundamental e está comemorando os 15 anos do prédio próprio da instituição. A banda de música Severino Cordeiro da Escola Municipal Ferreira Itajubá se apresentou para a comunidade escolar.

As apresentações das turmas a partir dos temas literários estudados durante o período letivo e do projeto O Caráter Conta foram expostas nas salas de aulas, com painéis com colagens, desenhos, fotografias, textos e maquetes. Complementaram a programação, as danças, músicas e relatos de textos homenageando a escola e os autores literários na quadra esportiva.

A diretora administrativa Luana Neves dos Santos, explicou que o Festival Literário desse ano está englobando três temas, destacando os 15 anos do prédio próprio da escola dentro da comunidade do Passo da Pátria, o projeto O Caráter Conta do programa Justiça e Escola e a extensão de conhecimentos a partir dos autores literários. “Cada turma escolheu um autor para estudar sua obra, e nas salas estão expostos os trabalhos de Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Luiz Gonzaga, Rute Rocha e Ana Maria Machado”, disse.

“Esse prédio é de grande importância para educação dessa comunidade, pois os alunos têm maior acesso e maior facilidade ao ensino. Mas a história da escola Mareci Gomes, vem há mais de 25 anos, dentro da comunidade, começando em uma casa pequena. Depois se mudou para um prédio alugado perto da Igreja do Galo e finalmente em 2007 foi concretizada a construção do prédio que atualmente nos encontramos”, destacou a diretora pedagógica Janaina Pinheiro do Nascimento Silva.

As assessoras pedagógicas do Departamento de Atenção ao Educando (DAE) observaram as atividades culturais e destacaram a importância do programa na comunidade escolar. Ana Neri Almeida, explicou que a escola há bastante tempo já desenvolve o programa O Caráter Conta e que é trabalhado por todas as turmas de 1º ao 5º ano. “Gostaríamos de parabenizar a escola e os professores por esse empenho em trabalhar com o programa que é de muito significado para essa geração de crianças já envolvidas com esse tema. Ficamos extremamente gratas e felizes, saber que o trabalho do Justiça e Escola está se espalhando em todas as escolas de Natal”, considerou.