Como resultado da ação do Festival de Cinema Acessível Kids, seis escolas da Rede Municipal de Ensino de Natal receberam na última sexta-feira (02), no gabinete da Secretaria Municipal de Educação, um tablet para ser utilizado na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) beneficiando estudantes com deficiência. Os tablets foram doados via parceria entre o Programa Criança Esperança, a empresa Som da Luz e a Ong Mais Criança, de Porto Alegre (RS), tendo em Natal, o apoio do diretor do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Estadual de Educação. Já o Instituto Federal do RN (IFRN) cedeu o auditório do Campus Central para a exibição durante dois dias do filme Malévola.

Após levantamento dos estudantes com deficiência matriculados na Rede Municipal de Natal identificou como necessidade as Escolas Municipais Professor Antônio Campos e Silva, Professor Carlos Bello Moreno, Professor Luiz Maranhão Filho, Ferreira Itajubá, Professor Zuza e Celestino Pimentel. Atualmente, em toda a Rede estão matriculados 2.050 estudantes com algum tipo de deficiência, sendo que cinco são totalmente cegos e 58 com baixa visão.

A titular da SME, professora Cristina Diniz, comentou sobre as medidas de melhoria da educação especial na rede pública de ensino. “Desde que começamos a lidar com esse público, implementamos estratégias e condutas que agreguem no saber lidar com as necessidades específicas exigidas. A exemplo da formação pedagógica para capacitar nossos professores e estagiários, uma vez que é dever da Secretaria fornecer essa capacitação e fortificar os laços de inclusão entre todos os nossos estudantes”, disse.

A chefe do Setor de Educação Especial da SME, Priscila Ramos, também reforçou sobre as práticas inclusivas para que os estudantes com deficiência tenham acesso ao conhecimento. “Os professores e auxiliares precisam conhecer o aluno que eles estão lidando, eles precisam ter plena consciência da melhor maneira de lidar com eles e fazer com que se sintam confortáveis no ambiente de aprendizado. Esse projeto é um trabalho que não acontece só, é uma colaboração, e o que estamos vendo é o resultado dessa colaboração. A acessibilidade promovida por essa tecnologia é de suma importância para facilitar o desempenho dos estudantes com algum tipo de deficiência no processo de aprendizado”, ressaltou.

“A inclusão no mundo digital é uma medida atual que chega para reforçar e complementar o estudo e aprendizado dos estudantes com deficiência. É uma ferramenta que democratiza o conhecimento”, afirmou o diretor administrativo da Escola Municipal Professor Celestino Pimentel, Hamilton da Silva Oliveira.