A Escola Municipal Professor Bernardo do Nascimento, comemorou 40 anos de fundação na tarde de quarta-feira (30), com uma solenidade especial em comemoração à data, reunindo estudantes, pais, gestores, professores e ex-profissionais da escola.  A programação constou de apresentação musical e homenagens. O espaço escolar está localizado no bairro de Felipe Camarão e atende atualmente 317 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Nos corredores e salas de aulas foram expostas maquetes, objetos como máquina de escrever, mimeógrafo, projetor, aparelho de som e outros equipamentos utilizados desde início do funcionamento da unidade, além de exposições de fotografias, biografia do patrono, trabalho dos estudantes e painéis com as memórias da comunidade, cartas de antigos funcionários, influência da escola no bairro e depoimentos de ex-alunos.

As diretoras administrativa e pedagógica, Lucilene Passos Godoy Braatz e Maria Jadilma dos Santos, destacaram a importância da história da escola no bairro e na vida profissional de vários professores que passaram pela instituição. “São histórias e experiências na educação que devem ser compartilhadas, espalhadas e faz saber que posso continuar acreditando na educação e no nosso trabalho. Toda a minha trajetória na educação foi aqui e tenho por isso, uma eterna gratidão”, revelou Jadilma Santos.

A irmã do patrono da escola, Francinete Nascimento, representou a família agradecendo o convite e a homenagem. “Quero agradecer aos presentes e parabenizar a equipe da escola. Os depoimentos que eu escutei, eu sei que é uma história muito bonita da escola que meu irmão é o patrono. Estou emocionada e agradecida de podermos vivenciarmos esta história tão bonita”, disse.

A professora aposentada Gláucia Miriam Fernandes Monte, ingressou na Rede Municipal de Ensino em 1993, e foi lotada na unidade de ensino no turno noturno. “Aqui sempre tive bons amigos, a comunidade sempre nos acolheu muito bem e é uma escola boa de conviver e terminei nesta instituição minha carreira de professora em 2020”, declarou.

Andrei Vini Ferreira, jornalista e radialista, disse ter orgulho de ser ex-aluno. Ele estudou na escola de 2000 a 2004. “O principal legado do período em que estudei no Bernardo Nascimento, não foi o conhecimento que adquiri ou as amizades que eu fiz, ou o que vivi nessa escola, mas sim ter me tornado um cidadão melhor, um homem melhor, um pai de família melhor, uma pessoa muito bem preparada para o mundo e que só foi através da convivência que eu tive nessa escola”, lembrou.

A Secretaria Municipal de Educação foi representada pela chefe do Setor de Planejamento e Avaliação da Gestão Escolar, Márcia S. Praxedes da Silva. “É muito significativo ver pessoas que viveram essa história, passaram por essa unidade de ensino, fizeram história, acolhendo pessoas e também desenvolvendo um trabalho. Essa escola é cheia de vida, alegria, sentimento e amor. Percebemos isso nas atitudes de todas as pessoas daqui”, elogiou.

Quem também esteve presente foi a assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental da SME-Natal e ex-professora da unidade, Marineide Berto da Silva Melchuna que falou da importância da escola na localidade. “Está comprovado que a escola é um lugar de fazer amigos, e é de fundamental importância na vida de cada um e que os pais que estão aqui, deixem aos filhos esse legado, percebam que é um lugar de crescimento, aprendizado e acima de tudo, um lugar de respeito por quem faz a escola”, pontuou.

Patrono

Bernardo do Nascimento nasceu em Natal no dia 20 de agosto de 1952, estudou na Escola Industrial (hoje IFRN), concluiu o curso técnico de Estradas, foi licenciado em disciplinas especializadas de 2º grau pela Universidade Federal do Ceará e fez curso de atualização pedagógica para docentes e disciplina de Formação Especial do Ensino de 2º grau em Natal, promovido pelo Centro de Educação Técnica do Nordeste. Bernardo do Nascimento exerceu suas atividades profissionais como professor do município de Natal a partir de 1º de março de 1981, na Escola Municipal Vereador José Sotero, onde lecionava a disciplina Técnicas Comerciais dentro da Educação para o Trabalho. Faleceu no dia 9 de outubro de 1981.