A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, segue investindo na implantação e manutenção de rotatórias na cidade. A sinalização tem como objetivo disciplinar o fluxo de veículos e pedestres em cruzamentos, dispensando o uso de semáforos e proporcionando maior fluidez no trânsito.

Nesta semana, o trabalho de implantação e manutenção de rotatórias está beneficiando importantes corredores viários da cidade como: os cruzamentos da Presidente Sarmento com a Presidente Gonçalves no Alecrim e Presidente Quaresma com a Rua São José no bairro de Lagoa Seca. Além destes locais, a Feirinha de Ponta Negra está ganhando uma sinalização especial de giradouro.

Além de ser um importante instrumento na prevenção de acidentes, a rotatória apresenta outras vantagens em relação aos dispositivos eletrônicos de segurança no trânsito: possui baixo custo de implantação e é de fácil implantação e manutenção.


PREFERÊNCIA NO GIRO

De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação. Isso significa dizer que, mesmo que o motorista esteja parado, ele deve esperar aquele que estiver circulando passar. Outra importante regra é o uso da seta para sinalizar a direção a ser tomada. A seta deve ser usada sempre que o motorista for mudar a direção, seja para sair da rotatória ou para mudar de faixa.