O Núcleo de Tuberculose e o Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), realizaram nesta terça-feira (27) uma ação conjunta de combate à Tuberculose nos trens urbanos de Natal, Parnamirim e Ceará-Mirim. O objetivo é alertar a população, de forma educativa, sobre os cuidados e riscos da doença.

A ação teve início às 08h e se estendeu até 12h30, com blitz educativa, distribuição de panfletos e música para chamar a atenção dos passageiros nos trens. O transporte também é considerado um meio de transmissão da Tuberculose, já que é um ambiente fechado e com muita circulação de pessoas.

A Tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível especialmente pelo ar, causada por bactéria, que afeta prioritariamente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos. É importante se atentar a sinais como tosse seca ou produtiva (com catarro) por três semanas, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.

"Se não for covid, pode ser Tuberculose; por isso é muito importante que as pessoas procurem atendimento médico em casos acima, para que seja realizado o TRM, um exame que identifica a doença. A partir do diagnóstico é necessário realizar o tratamento completo para que haja eficiência", comenta Albertina Bessa, Coordenadora do Núcleo de Tuberculose de Natal.