Os jogos internos são importantes para os estudantes porque não só incentivam a prática do exercício físico, como também estimulam a cooperação e a interação social.  Nesta perspectiva, a Escola Municipal Vereador José Sotero, situada no Igapó, promove até o próximo sábado (03), a 35ª edição dos Jogos Internos Escolares. A competição conta com quatro modalidades - Futsal (19 equipes), Queimada (24 equipes), Basquete (7 equipes) e Handebol (4 equipes). A escola possui 734 estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A abertura da competição aconteceu no último sábado (26).

De acordo com a gestora pedagógica Francinélia Lucena, a competição é um momento importante para relaxar e celebrar o esporte, seja jogando ou torcendo pelos colegas. “Os jogos internos tem como um dos objetivos estimular a prática esportiva na questão de saúde, física e emocional, além de aprender a trabalhar as emoções da competição saudável. São vários aspectos trabalhados, tanto o pedagógico, como os sociais que o esporte nos permite. Também é uma forma de valorizar o estudante, já que a escola tem esse meio de educação através do esporte”, disse.

“Depois de um longo período sem realizar os jogos internos, retomamos neste ano a prática esportiva e o congraçamento entre eles, dando aos alunos-atletas a oportunidade de conhecer outros colegas da escola, interagindo através das modalidades e também lidando com a derrota e vitória”, ressaltou o professor de Educação Física, Daniel de Melo Silva.

Na expectativa para jogar estava o aluno-atleta Elias Francisco Tavares de Oliveira (15 anos), do 9º ano, que vai competir nos jogos de Basquete. “Nossas chances são boas, porque a minha turma vem treinando muito, por isso acho que vamos ganhar tudo”, disse. Já Kauã Rodrigo Santos de Andrade, de 16 anos, matriculado na EJA, contou que está competindo no Futsal e Queimada. “Quero sempre dar o melhor em quadra, tentar a vitória se possível, mas o principal é o respeito aos adversários”.

Quem também se inscreveu para a competição de Queimada foi a estudante do 8º ano, Larissa Rauanny Souza da Silva, de 14 anos. “Acabamos não tendo muito treino, porém temos as práticas de atividades físicas que o professor passou, e a nossa base é boa. Precisamos nos esquivar das bolas adversárias e eliminar o máximo das competidoras para vencermos”, reforçou a atleta.