O maior projeto cultural do Estado tem programação variada, para todos os gostos e estilos e em várias regiões da cidade. Promovido pela Prefeitura do Natal, o Natal em Natal vai até janeiro reunindo da música erudita ao forró, passando pelo rock alternativo, hip hop, artes urbanas, samba, festivais, além de espetáculos.

O Natal em Natal envolve trabalho coletivo de diversas secretarias do Município, como as Secretarias de Cultura, Turismo, Mobilidade, Segurança, Saúde, Comunicação, Educação, Limpeza Pública, Obras e Serviços Urbanos. A programação completa está disponível no www.natal.rn.gov.br.


MÚSICA ERUDITA NA FUNCARTE

Nesta quarta-feira (30) tem apresentação do pianista Durval Cesetti, na Galeria Newton Navarro, na sede da Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte). A apresentação faz parte do Natal em Natal através do edital Aldo Parisot de Música. Cesetti é um pianista de rara musicalidade, elogiado pela crítica internacional, camerista e colaborador de inúmeros músicos de renome internacional. A apresentação “101 anos de Oriano de Almeida: Uma Celebração Tardia”, começa às 12 e a entrada é franca.

 
5º TOCA RAUL

Dentro da programação do XV Festival Gastronômico PratodoMundo, acontece neste sábado a quinta edição do Toca Raul, no Espaço Cultural Ruy Pereira, Centro Histórico de Natal, a partir das 17h. Shows de Sueldo Soaress, Dj Samir, Dedé Loucura, Erivan Lima Seixas e Sociedade da Grã Ordem Kavernista.  O projeto tem patrocínio da Prefeitura do Natal.

 
FEIRINHA DA ÁRVORE

Durante todo o Natal em Natal, até o mês de janeiro, a  Feirinha da Árvore de Mirassol recebe shows, o melhor do artesanato potiguar e da gastronomia. Nesta sexta-feira (2) tem apresentação da Orquestra do Papão (18h),  ngela Castro (19h) e João Batista (21h). No sábado (3) número do mágico Rian (17h30), Cafonaite (19h) e Sérgio Luiz (20h30). No domingo (4) sobem ao palco às 17h30 Matinê (Renata Marques), Choro do Elefante (19h) e fechando tem Rodolfo Amaral às 21h. A Feirinha reúne também o melhor do artesanato, feira gastronômica e diversão para toda a família. A entrada é franca.


PRATODOMUNDO        

No Beco da Lama segue a disputa entre os melhores espaços gastronômicos do Centro Histórico. O projeto PratodoMundo tem patrocínio da Prefeitura do Natal e integra a programação do Natal em Natal.  No dia 10 de dezembro acontece a grande final com premiações que vão de R$ 1.600 (para o primeiro lugar categoria Petisco) a R$ 500,00 (6º colocado), além do prato artístico obra de Rosa Maria.


GRAFFITTI EXPO NATAL E A SEMANA DE ARTE URBANA

A Prefeitura do Natal, através de editais de fomento à Arte Urbana, tem implementado uma ampla política pública de incentivo de ações e projetos hoje consolidados. Nesta sexta-feira (2), a partir das 18h, na Galeria Newton Navarro (sede da Funcarte) começa a Graffiti Expo Natal 2022, com venda de obras expostas e divulgação dos artistas responsáveis por deixar as ruas, becos, comunidades e praças de Natal cada vez mais coloridas.  A edição 2022 é uma homenagem ao casal do graffiti potiguar FB Osmo e Blue. Também serão homenageados o B.Boy Suav e o projeto sociocultural Africores.

Graffiti, Cultura Popular e Tecnologia foram os temas propostos para os 23 artistas que vão expor na 8ª Edição do Graffiti Expo Natal: Blue, Click, Ellen, Enaz, Ervadoce, FB Osmo, Flip, Gapix, Gato Preto, Gis, Hugh, Martin Onirismo, Mary, Neom, Neura, Nobre, Oxente, Pincelada Nômade, Smile, Stomp, Suco, Val Vandal e Yass. Os artistas convidados são Leandro Augusto, Pardal, Jussara Santos, Marcelo Borges, Guaraci Gabriel e Marcelo Amarelo.

Além da exposição, haverá Graffiti, B.boys, B.girls, Mcs e Djs, fortalecendo todos os elementos do hip-hop.

 
BATALHA DA GALERIA – A BATALHA DO CONHECIMENTO

No sábado (3), a partir das 15h, a Galeria Newton Navarro recebe a Batalha da Galeria, reunindo 16 Mc’s abordando assuntos como Educação, Conjuntura Social e Cultura. Os participantes vão  concorrer ao título de campeão da Batalha da Galeria de 2022 com premiações do primeiro ao terceiro lugar. A edição 2022 da Batalha da Galeria está inserida no Natal em Natal através do edital de Arte Urbana.

 
FESTIVAL AS CORES DO HIP HOP

A primeira edição acontece neste sábado (03), das 16h às 22h,  na Praça do Cruzeiro, em Ponta Negra, em parceria com o projeto “As Cores da Vila”, que há 8 anos transforma a vida de crianças e jovens da Vila de Ponta Negra através da arte urbana. O projeto tem incentivo da Prefeitura do Natal e integra o calendário do Natal em Natal. A programação do 1º Festival As Cores do Hip Hop  também vai comemorar um ano do “Beco das Cores e Mestres”.

 
CONCERTOS POTIGUARES

O Concertos Potiguares deste sábado (03) contará com a presença do Nesse próximo sábado (03), o Concertos Potiguares recebe o grupo Umaré, formado pelos músicos Gilberto Cabral (trombone), Jane Eyre  (flauta transversal), Silvio Franco (bateria), Erinaldo Edson (guitarra) e Zé Fontes (contrabaixo). O grupo irá apresentar um repertório com composições próprias e releituras de músicas populares para este tipo de formação. O grupo tem o objetivo de formar plateia, assim como despertar o interesse musical de pais e alunos através de aula de concerto desde 2018. O projeto Concertos Potiguares tem incentivo da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão e começa às 16h, com acesso gratuito, no Parque da Cidade D. Nivaldo Monte.

 
DOMINGO NA ARENA NO JESIEL FIGUEIREDO

A próxima edição do Domingo na Arena acontece na Zona Norte de Natal pela primeira vez. O Espaço Cultural Jesiel Figueiredo será palco neste domingo (4) do tradicional projeto cultural, reunindo as melhores opções de diversão para toda a família, com acesso gratuito a partir das 16h.

Nesta edição tem show do cantor e instrumentista Rodrigo Lacaz, explorando o formato de shows de rua com composições próprias com forte carga emotiva e reflexiva, compartilhando com a plateia momentos de sentimento e contemplação.

         A partir das 18h tem o musical “Aqui é o Meu Lugar”, com trilha sonora de Khrystal e Sérgio Groove. Idealizado pelo Coletivo Komboio Potiguar, a obra 
faz parte do Festival Viva Cidade e conta a história de seis personagens, onde quatro deles formam a “irmandade” que evocam as quatro zonas da capital potiguar. O projeto tem incentivo da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão.

 
FEIRA GARAJAL

A Feira Garajal integra a programação do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura do Natal. Neste domingo (4), no Shopping Cidade Jardim, a partir das 16h, o projeto recebe os mais variados e melhores expositores do feito à mão, gastronomia e shows de Carlos Ponta Negra e na sequência Rafa Barros. O projeto tem incentivo da Lei Djalma Maranhão e a entrada é franca.

 
ECOPRAÇA EDIÇÃO RAÍZES ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA
 
De quinta (1) a domingo (4) acontece o projeto Ecopraça, que há nove anos faz o circuito sociocultural potiguar com ocupação de espaços públicos e atividades culturais, criativas e de sustentabilidade. O projeto conta com incentivo da Lei Djalma Maranhão e realiza a sua próxima edição no Sebrae/RN e na Praça do Floca, no conjunto Mirassol.

O Ecopraça é um projeto pioneiro no Rio Grande do Norte em incentivar a participação das pessoas nos espaços públicos com atividades socioambientais e culturais, desde 2013, realizando um movimento de reativação e ressignificação de praças de forma colaborativa, lúdica e sustentável, unindo o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para repensar e ocupar a cidade de forma criativa.