Dentro do pacote de melhorias dos espaços públicos de Natal, o prefeito Álvaro Dias entregou nesta sexta-feira (18) a requalificação da Praça da Liberdade, em Candelária. A obra era aguardada há mais de 40 anos pelos moradores da região, alguns deles fundadores do bairro. O equipamento ganhou uma moderna iluminação de led interna e externa, novo passeio para atividades físicas e recreativas, paisagismo, novos bancos e lixeiras. O ato de acendimento da nova iluminação foi acompanhado por grande número de moradores.

O prefeito Álvaro Dias disse que é gratificante entregar um equipamento tão aguardado pelos que ali residem há tantos anos. “É um prazer muito grande entregar uma obra como essa para a cidade de Natal. Uma praça nova e bonita, com espaço para caminhar e para as crianças brincarem. Idealizamos esse equipamento com muito carinho e atenção porque atendemos também a solicitação da comunidade, das pessoas que aqui moram e das redondezas”, disse o gestor. O prefeito agradeceu o apoio do Padre Júlio, que mobilizou os moradores para a busca por melhorias.

A Praça da Liberdade está localizada entre a Rua Diogo Feijó e Marechal Rondon e a estrutura integra a primeira fase de recuperação da área, composta da Praça Matriz Marechal Rondon, uma das maiores do bairro, que tem previsão de entrega em fevereiro de 2023. O complexo vai contar com novo campo de futebol, quadra coberta, dois playgrounds, pistas interna e externa e academia.

Nascido e criado no bairro, o secretário Municipal de Serviços Urbanos de Natal (Semsur), Irapoã Nóbrega lembrou a luta da comunidade de Candelária pela melhoria de suas praças. “Vivi aqui desde 1978 e saí em 2002, e nunca vi uma reforma de uma praça em Candelária. A gestão de Álvaro Dias é a primeira a olhar para esses espaços. Vamos entregar também a Praça da Matriz, e com ela a prefeitura vai disponibilizar para os natalenses um dos maiores complexos de lazer públicos”, disse o secretário. A recuperação das praças de Candelária está sendo executada com recursos do próprio município, com o apoio de emendas parlamentares dos vereadores Nina Souza e Tércio Tinoco.

Moradora de Candelária desde 1980, Teresa Cristina de Freitas acredita que agora será possível ver mais pessoas nas ruas. “Aqui a gente passou muito tempo tentando melhorar as praças, meu pai chegou a capinar e plantar. Agora temos o que comemorar, e lembrar que a comunidade precisa trabalhar junto com o poder público na manutenção do espaço”, disse ela.