A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) faz um alerta à população da capital para concluir os esquemas vacinais contra a Covid-19 por meio das doses de reforço. Atualmente o município registra 78% da população com esquema completo (D1 e D2); 51% de adesão à primeira dose de reforço (D3) e 20% de usuários com a segunda dose de reforço em dia (D4).

Conforme orientação do Ministério da Saúde a terceira dose de reforço (D5) vem sendo aplicada aos imunossuprimidos com 18 anos e mais que tenham completado quatro meses da D4.  Quanto à vacinação dos bebês entre 06 meses e menores de 03 anos, só será iniciada a partir do recebimento de novas doses para este fim. É importante verificar a carteira de vacina e observar os prazos das doses de reforço (geralmente com 04 meses da dose anterior) para comparecer aos locais de aplicação.

Para receber o imunizante contra Covid-19, o município de Natal vacina de segunda a sexta, entre 09h e 15h, nas unidades básicas de saúde (UBS) da cidade. De segunda-feira a sábado também é possível receber os imunizantes em pontos extras, entre 09h e 21h. Para mais informações basta acessar vacina.natal.rn.gov.br .

CASOS DE COVID

A SMS Natal reitera que percebeu uma busca por testagem de Covid-19 e esclarece que todas as UBS dispõem de atendimento médico para casos suspeitos da doença. Caso haja prescrição médica, o teste pode ser realizado na própria rede nas unidades referenciadas (verificar em vacina.natal.rn.gov.br) .

O balanço dos casos positivados será divulgado nos próximos dias, bem como também mais informações. As unidades de pronto atendimento (UPA) devem ser buscadas somente em casos graves: falta de ar, prostração ou febre alta persistente por mais de 24h.