A qualificação profissional é cada dia mais valorizada e pode ser a responsável pelo sucesso de uma carreira em um mercado cada vez mais competitivo e complexo, principalmente para quem está em busca do primeiro emprego ou até mesmo uma recolocação no mundo do trabalho. Tendo essas questões como prioridade, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social oferta diversos cursos de qualificação em vários segmentos e neste final de ano vai entregar mais de  555 certificados. 


Na tarde desta quarta-feira (09), a Semtas  em parceria com o conselho comunitário do Bairro das Quintas, realizou a entrega de 43 certificados nos cursos de Espanhol, Recepcionista, Artesanato e Maquiagem para os concluintes. Alguns dos alunos contaram suas experiências com o curso escolhido,  agradeceram aos profissionais responsáveis pela oportunidade de se qualificarem e conseguir o primeiro emprego. 


Determinação, dedicação e qualificação. Estes são os ingredientes que contribuíram para a realização do sonho de Caio Leonardo, de apenas 18 anos. A idade ainda é pouca, mas a responsabilidade e os sonhos são grandes. O jovem que recebeu o certificado do curso de recepcionista, começará a trabalhar nos próximos dias em um renomado hotel da capital potiguar. “A importância desse curso foi aprender mais sobre questões de atendimento e outros assuntos na área de recepcionista. Logo após as aulas teóricas, fizemos um estágio”, contou emocionado sobre suas experiências.


“Fiz uns extras no hotel e pelo nosso desempenho, fomos contratados. Agradeço a Semtas por oferecer esses cursos para a comunidade, tem nos proporcionado um diferencial”, disse ele se referindo ao curso ofertado pela Prefeitura. O jovem pretende fazer faculdade de administração, além de outros cursos de qualificação profissional ofertados pelo município. 


Para a secretária do Trabalho e Assistência Social, Ana Valda Galvão, tanto a formação inicial quanto a continuada oportunizam aquisição e complementação de conhecimentos em diversas áreas, permitindo a capacitação e atualização exigida pelo mundo do trabalho. 


“Ofertamos  cursos que, geralmente, são os mais procurados. O objetivo da gestão municipal é promover a capacitação dos moradores para que eles estejam aptos para o mundo do  trabalho. É  muito importante contribuir para o desenvolvimento humano e econômico dos cidadãos natalenses. Está presente nas entregas desses certificados e ouvir esses depoimentos nos motiva a continuar ofertando cursos para a comunidade”, completou.


Além de ser um dos destaques no curso de recepcionista, Sofia Galvão, de apenas 18 anos, foi uma das alunas que já saiu da qualificação com emprego garantido em um dos hotéis conceituados de Natal. “Toda essa experiência foi surreal, nunca pensei que sobreviveria a um estágio, muito menos que após um extra, já sairia de lá empregada. Com essa experiência aprendi a dar valor às coisas gratuitas”. Recém contratada a jovem enfatizou: "Foi minha primeira experiência de estágio e agora já consegui meu primeiro emprego por causa desses cursos. Pretendo fazer outros cursos ofertados pelo município, pois vai incrementar ainda mais no meu currículo. Esse emprego vai me ajudar a ter independência. Sou muito grata a Semtas, ao conselho comunitário e aos professores que tanto nos ensinaram", agradeceu. 


Cursos de qualificação profissional 

Os cursos ofertados pelo município preparam os jovens e adultos para entrar no mundo do trabalho e fazem parte da política municipal do trabalho, executada no Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional (DDQP) da Semtas e conta com toda uma equipe  de pedagogos  e de instrutores qualificados para ministrarem as aulas.