O Prefeito de Natal Álvaro Dias recebeu nesta segunda-feira (7), no auditório da Fiern, o 2º prêmio “Band Cidades Excelentes” nas sete categorias em que concorreu. Realizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, a iniciativa visa reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros.

Na categoria estadual dos municípios acima de 100 mil habitantes, a gestão recebeu o 1º lugar em dois pilares, o de  Sustentabilidade e o de Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Além de levar o 2ª lugar nos itens Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar e o Prêmio Geral Cidade Excelente. E ainda recebeu mais uma premiação de 3ª lugar em Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

O prefeito Álvaro Dias disse que receber dois primeiros lugares e cinco outros prêmios é o resultado do trabalho coletivo de sua gestão. “É preciso parabenizar toda nossa equipe da Prefeitura de Natal, que trabalha e atua com dedicação e zelo. Vários itens foram julgados e vamos continuar a buscar resultados melhores nas áreas onde conquistamos os segundos lugares, atendendo a esses critérios para proporcionar melhor qualidade de vida a todos os habitantes de Natal”, comentou o gestor.

A premiação leva em consideração 62 indicadores e 6 pilares. O  instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final. Ao todo, 32 municípios foram finalistas do 2º prêmio “Band Cidades Excelentes”.