Mais de 300 idosos de diversas instituições conveniadas com a secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) participaram na manhã deste sábado (05) da Ação Solidária de Valorização às Pessoas Idosas. O evento realizado na Estação Cidadania Jorge Moura, na zona norte, ofereceu diversos serviços de saúde, lazer e cidadania aos participantes. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, acompanhou a programação ao lado da titular da Semtas, Ana Valda Galvão.

A iniciativa foi coordenada pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI) e foi alusiva ainda ao Dia Mundial da Pessoa Idosa, celebrado no dia 01/10, mas em virtude das eleições gerais foi transferido para este sábado.

Os idosos tiveram acesso a serviços de saúde como: aferição de pressão arterial, teste glicêmico, noções de boas práticas de saúde bucal, vacinação, dentre outros. Também foram oferecidos cortes de cabelo, maquiagem e demais serviços de beleza.

Além disso, uma equipe da secretaria municipal de Mobilidade Urbana (STTU) realizou o trabalho de cadastramento para a confecção do cartão de estacionamento para a pessoa Idosa e o cartão de gratuidade para o ser utilizado no sistema de transporte público. O departamento de educação de trânsito da STTU também efetuou um trabalho pedagógico junto ao público.

“A nossa gestão vem tendo um cuidado, respeito e atenção especial aos idosos. Hoje mais de 300 idosos tiveram uma manhã especial. Seguiremos assim, respeitando, trabalhando e amparando esse segmento da sociedade”, destacou Álvaro Dias.

Ele disse ainda que a gestão municipal seguirá trabalhando para melhorar e ampliar as ações voltadas à pessoa idosa: “Vamos reforçar as políticas públicas de amparo a este público. Estamos fazendo isso constantemente nesse trabalho da estrutura da Prefeitura em parceria com os grupos de idosos da cidade e intuições ligadas ao tema. Iremos avançar muito mais nesse suporte e apoio”, concluiu.

Salete Almeida, 74, participou ativamente da programação. Ela aproveitou para colocar a saúde em dia, recebeu material de higiene bucal, recebeu atendimento médico, dançou e curtiu a manhã especial ao lado das amigas: “Aqui tá bom demais”, disse a moradora de Nova Natal.