O projeto Pelotão da Cidadania Escolar e Protagonismo Juvenil em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (FETRONOR) realizaram na quinta-feira (03), uma aula de Educação Ambiental para 35 estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jornalista Erivan França, localizada em Igapó. A aula-passeio foi para conhecer nove Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs), em um tour de ônibus com visita ao Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A ação é coordenada pelo Departamento de Atenção ao Educando da Secretaria Municipal de Educação.

A atividade apresentou as características do meio ambiente através do bioma da Mata Atlântica, como mangues, berçários marinhos com peixes, moluscos, caranguejos e camarões. Esse foi um dos trechos observados na travessia da Ponte Presidente Costa e Silva (Ponte Velha) em Igapó. Os estudantes conheceram como o Parque da Cidade contribui com os lençóis freáticos das dunas, abrigando quase 70% da água consumida na cidade.

A coordenadora Samara Freire, do programa Despoluir da FETRONOR, comentou que a atividade gera conhecimento acerca da importância e cuidado com as ZPAs. “Sabemos da importância de preservá-los, e mostrar que também é um cuidado ambiental, bem como cuidamos da nossa casa. De maneira dinâmica, geramos uma interação entre os alunos para que seja de fácil entendimento”, revelou.

O professor Célio Roberto da S. Pacheco, que atua na da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), explicou que o circuito ambiental das 10 ZPAs, desperta nos alunos a necessidade de conhecer e preservar o meio ambiente, alternando uma linguagem científica com uma linguagem popular para que o estudante fique ambientado com as paisagens urbanas. “O circuito tem tido um sucesso provocando no estudante curiosidade pela educação ambiental presente no cotidiano, em especial, conhecendo a importância da vegetação, da fauna e do aquífero”, ressaltou.

A professora Luciana Monteiro, relatou que foram feitas atividades relacionadas ao projeto com os alunos do 4º e 5º ano. “Fizemos uma representação por turmas para que os alunos pudessem receber de volta os multiplicadores em sala, porque cada grupo vai apresentar um seminário e trocar experiências”, resumiu.

O estudante Nicolas de Laurentino da Silva, de 10 anos, descreveu que aprendeu muito com a aula. “Foi muito bom, além de aprender muitos assuntos com o professor, andar no ônibus vendo esses lugares foi bem incrível”, disse. Já Maria Eduarda, de nove anos, achou o passeio maravilhoso e divertido. “Estou aprendendo muito nesse passeio sobre a natureza, descobri um monte de coisas legais, sobre a mata, e sobre os animais”, finalizou.

A coordenadora do projeto Pelotão da Cidadania, Marluce Cavalcanti Silva, destacou que aula de campo foi para entender melhor o meio ambiente através de uma ação educativa em parceria com a FETRONOR, que além de ceder o transporte, distribui aos alunos brindes relacionados ao programa ambiental.