Com o objetivo de reviver momentos eternizados com pessoas que fizeram parte da história e apreciação de produções literárias das crianças a partir de obras de autores nacionais e potiguares, o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Antônia Fernanda Jalles, localizado no bairro Pitimbu, promove durante três dias o VIII Festival Literário com o tema “Era uma vez... Duas e Três, Lendo Me Encanto, Encantado Me Encontro!”. Na segunda-feira (24) aconteceu a abertura do Festival, que segue até a quarta-feira (26). O evento literário envolve as turmas dos berçários aos níveis I ao IV, apresentando os trabalhos desenvolvidos durante todo o ano letivo.  
 

Desde que foi inaugurado em 2012, o CMEI Professora Fernanda Jalles tem a literatura presente nos contextos de aprendizagem protagonizados pelas crianças e essas experiências estão inseridas no cotidiano escolar, representado com ideias e espaços envolvidos pela produção das obras de autores. Há livros infantis em vários pontos do CMEI, justamente para incentivar a curiosidade e o gosto pela leitura.  
 

A diretora pedagógica Cléia Alves da Silva Leite, destacou que o festival de literatura terá a presença de escritores potiguares como José de Castro e Laura Jalles, que é a filha de Fernanda Jalles. O evento comemora ainda os 10 anos do CMEI, resgatando a história, mostrando os profissionais que passaram na instituição escolar e contribuíram para a educação, complementando com a história da patrona do CMEI. “Estamos com painéis com produções de literatura, onde evidenciamos o protagonismo da criança e ainda demonstram as atividades a partir da leitura de autores potiguares, de autores clássicos, de histórias infantis que foram vivenciadas pelas crianças”, resumiu a gestora.  
 

Nos estandes têm várias temáticas produzidas pelas crianças de cada turma como “Os animais do senhor Lobato, Planeta Terra Nossa Casa, A casa que rimava, Poemas que Encantam, Degustando sabores e poemas brincantes”, além dos momentos da história do CMEI. Há ainda caricaturas feitas pelas crianças dos autores potiguares que participaram nos últimos eventos literários como Salizete Freire, Daniel Cavalcante, José de Castro, Juliano Freire, Celeste Borges, Clemilson Sena e Francineide de Moura Machado.
 

João Vicente do Nascimento, cinco anos, do Nível III, disse que fez uma escultura com garrafa pet representando um animal. “Eu e meu avô fizemos um burro que está na história que li”. Da mesma turma, Marcos Vinícius Clementino Mendes, quatro anos, comentou que seu trabalho teve ajuda da mãe e também foi feito com garrafa pet. “Fiz um gato preto. Ele fica em cima do telhado, miando”, afirmou.

 
Dentro da programação do festival de literatura, haverá 21 apresentações das turmas que serão realizadas nos dois turnos até quarta-feira (26), conduzidas na abertura com a peça teatral e musical A Bela e a Fera e se encerra com contação de histórias.