O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Luiza Santos de Souza, localizado no Planalto, realizou durante todo o sábado letivo (22), a V Mostra Cultural com o tema “Feira de Ciência sobre o olhar da Educação Infantil”. Os pais e familiares apreciaram as atividades didáticas desenvolvidas no semestre pelas crianças e educadores.

A programação do evento contou com apresentação cultural dos educadores infantis e estagiários com a peça infantil “Duelo de Mágicos”, em seguida, os pais observaram as experiências científicas como a “Lâmpada de Lava”, além da mostra das atividades relacionadas ao aprendizado das crianças nas salas de aulas.

De acordo com a gestora administrativa Dumara Alves Ferreira, a mostra cultural teve a finalidade de detalhar as ações pedagógicas e o resultado a partir das experiências vivenciadas pelos alunos. “Organizamos todos os espaços, a acolhida dos pais para que eles possam ver e valorizar ainda mais o trabalho dos educadores e da educação infantil”, afirmou.

Já a diretora pedagógica Ildegar de Souza Fonseca Melo, explicou que a proposta foi realizar experiências com diferentes sensações, porque cognitivamente foi surpreendente em algumas turmas esse entendimento das crianças, diante de tantas experiências e momentos de vivência. “Eles tiveram essa oportunidade de descobrir e observar com elementos diferentes os fenômenos da natureza, o espaço, o clima, a textura das frutas e o sabor, as cores, isso tudo foi muito experimentado, degustado por eles”, ressaltou.

A professora Maria Vieira, do Nível IV, comentou que o projeto da turma foi sobre a chuva, e que os alunos escolheram o tema a partir de uma pesquisa. “Houve todo um conhecimento sobre o ciclo da chuva, como é que vira uma nuvem, de onde vem essa água e para onde vai. Como a chuva forma rios, mares, servindo para plantas, animais e abastecendo todo o planeta. As crianças criaram cartazes, estudamos o arco-íris, raios e trovões, tempestades e os fenômenos relacionados a chuva”, pontuou.

As crianças Lauane Luz, de três anos, do Nível I, e Ana Júlia Silva Nascimento, de cinco anos, do Nível II, adquiriram conhecimentos a partir das atividades práticas. Lauane participou da experiência com a mistura de água e óleo, chamada “Lâmpada de Lava”. E Ana Júlia, estudou os sabores e cores das frutas.

Éula Caliene Calixto do Nascimento é a mãe de Hadassa Kleten Calixto do Nascimento, do Nível IV, que participou da experiência com a luz do sol refletida em um copo de água, surgindo o arco-íris em uma folha de papel. Éula disse que até aprendeu um pouco de Ciências com a filha, porque não sabia que o arco-íris é um círculo perfeito. “Em casa, estava regando um jardim e surgiu um reflexo do arco-íris e ela falou: mamãe, o arco-íris é um círculo perfeito.  Ela disse que estava aprendendo em sala de aula com o projeto da chuva”, revelou.