A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) participou, nesta terça-feira (18), de audiência pública no auditório do Ministério Público do Trabalho no RN para debater e promover medidas para a erradicação do trabalho infantil abordando o tema “Exploração de crianças e adolescentes no trabalho de mendicância - experiências anteriores e propostas para a rede de proteção".

Para a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, a troca de informações é de suma importância  para a rede de proteção no que se refere ao fortalecimento das políticas públicas de prevenção e combate ao trabalho infantil. "Parabenizo o procurador Luís Fabiano pela iniciativa de promover ações  e estratégias para resolver ou minimizar a exploração de crianças e adolescentes no trabalho de mendicância. Para a garantia plena dos seus direitos precisamos muito da colaboração da família, da sociedade e do Estado", afirma.

A iniciativa, que incluiu uma palestra sobre aporofobia (aversão, medo e desprezo pelos pobres), é uma ação do projeto políticas públicas da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente - Coordinfância, área de atuação do MPT destinada a promover, supervisionar e coordenar ações contra a exploração do trabalho de crianças e adolescentes. Foram convidados representantes da Semtas, do Comdica, do Infoca, do Ministério Público, da Defensoria Pública, das secretarias de Estado  das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Assistência Social.

Semtas participa da entregar certificados para adolescentes egressos do trabalho infantil

Ainda na tarde desta terça-feira (18), a Semtas participou da entrega de certificados da primeira formação do projeto “Pré-Aprendizagem Aprendendo a Aprender", no auditório do Ministério Público do Trabalho no RN (MPT). O projeto tem por objetivo ofertar capacitação e preparar os adolescentes para a inclusão nos programas de Aprendizagem Profissional e saírem da situação de trabalho infantil. Foram ofertadas aulas de Português, Matemática, Cidadania, instruções para seleção e preparação de currículo e oficina de postura profissional.

O projeto foi idealizado pelo INFOCA/RN, em parceria com Ministério Público do Trabalho e com a Semtas, por meio do Programa de erradicação do Trabalho Infantil - PETI e financiado pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região.

Nesta primeira turma, concluíram o curso 30 alunos que tiveram apoio dos órgãos para transporte, alimentação reforçada durante o treinamento, camiseta da farda, mochila, material didático e um incentivo financeiro convertido em bolsa de estudo. “Fico feliz de está aqui hoje, representando o prefeito Álvaro Dias, a gestão entende as consequências do trabalho infantil e esperamos contribuir de forma significativa com sua vidas. Os parabéns é de vocês e das suas famílias que lutaram por estarem aqui, por esse certificado. Desejo boa sorte nessa nova jornada. Que  estejam sempre buscando se qualificarem para estarem preparados para o mundo do trabalho. A Semtas está sempre abrindo novas vagas nos seus cursos de qualificação profissional em diversas áreas e será uma honra receber vocês”, enfatiza a secretária da Semtas Ana Valda Galvão.

Para a formanda do curso Aprendendo a Aprender, Ana Luiza Sousa, de 17 anos, as aulas foram uma oportunidade de se capacitar e voltar a sonhar. Saindo do interior da Paraíba, começou a trabalhar de babá em Natal para ajudar sua mãe. “Esse projeto é uma esperança para voltarmos a sonhar e acreditar que vamos conseguir vencer. Eu vou vencer e me tornar psicóloga e ajudar tantos outros jovens. Foram 6 meses de muito aprendizado. Aprendi a me expressar em público e perder a timidez. Os professores nos capacitam para a vida. Vou levar esse projeto comigo sempre. Só tenho agradecimento a todos os parceiros do Aprendendo a Aprender ”, relata emocionada.