Devido a alta procura dos artesãos para participar da Loja Conceito Natal Original e seu entorno a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), retificou o edital de chamada pública para ampliar o número de vagas. Tendo em mente foi  publicado em edição extra no Diário Oficial do Município nesta segunda feira (17), a chamada Pública nº 005/2022, que regulamenta o processo de inscrição, habilitação e seleção para a participação de artesãos, artistas plásticos, empreendedores individuais, cooperativas e associações de artesanato que desejem participar do projeto da loja Natal Original, na Árvore de Mirassol (Espaço Cultural Marilene Dantas) e para exposição no seu entorno. 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente no Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária, localizado no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Avenida Presidente Bandeira nº 765 – Alecrim, Natal – RN, no período de 18 a 21 de outubro de 2022 das 09h00 às 13h00 e 24 de outubro de 2022 das 09h00 às 12h00, por meio de entrega de envelope, que deverá conter toda documentação conforme exigências do edital para análise e aprovação.

Ao todo serão 120 vagas, 40 para a loja Natal Original, na Árvore de Mirassol e 80 para exposição no entorno da árvore, este último sendo durante o período natalino e os mesmos terão preferência nas feiras que o Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária (Degeaes) vinculado à Semtas pretende fazer em outros períodos do ano. O edital tem validade de 06 meses. 

O edital de chamada pública faz parte do processo de fomento do artesanato potiguar com foco em exposições de arte e cultura e busca a melhoria integral do segmento. Segundo a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, “ Resolvemos ampliar o número de vagas por entendermos que o artesanato potiguar consolida-se como uma fonte de renda para famílias que buscam melhorias nas condições socioeconômicas. A seleção prioriza o artesanato local e ajuda a desenvolver a comercialização de produtos artesanais, rico em cultura e histórias do povo potiguar, agregando valor e estabelecendo oportunidades e desenvolvimento da nossa economia solidária ”, comentou. 

Para participar do processo seletivo os concorrentes precisam ter a carteira nacional do artesão. O documento é emitido pelo governo do estado e possibilita ao profissional diversos benefícios.

Confira o Edital clicando aqui