A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), dando sequência ao projeto 'Vacinando com Natal', realiza durante o mês de outubro, vacinação contemplando três imunobiológicos: contra a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para crianças entre 12 e 15 meses; contra a varicela (catapora) para crianças entre 15 meses e 04 anos, e prorroga também o imunizante contra a pólio para crianças de 01 ano a menores de 05 anos. O Projeto acontece nas  Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Natal, de segunda a sexta, e nos pontos extras (segunda a sábado). 
 
O  shopping via Direta de segunda a sábado, das 9h às 21h; o Shopping Midway das 10 às 17h; Shopping Partage de 14h às 20h; e, o Shopping Nélio Dias de Segunda a sexta das 9h às 16h e aos sábados das 9h às 14h. No site https://vacina.natal.rn.gov.br a população tem também acesso aos horários e dias de funcionamento dos pontos extras e Unidades Básicas de Saúde.

"Estamos prorrogando o imunizante da pólio devido à baixa procura da população, então fazemos novamente esse chamamento aos pais e responsáveis das crianças para que procurem o ponto mais próximo em busca dessa atualização vacinal. É muito importante essa prevenção", comenta o Secretário de Saúde George Antunes.
 
De acordo com a chefe do Núcleo de Agravos Imunossuprimidos (NAI), Veruska Ramos Torres, o objetivo do Projeto é elevar os índices de cobertura vacinal na primeira infância e contribuir para a melhoria da rede básica, com investimentos oriundos do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS).
 
“Esse projeto amplia a cobertura vacinal que, devido a baixa adesão em campanhas anteriores, traz um grande risco de surtos tanto de sarampo quanto de catapora e pólio, uma vez que a cobertura ideal para essas duas vacinas é de 90% e hoje encontra-se abaixo dos 30%”, afirmou Veruska.
 
“Os imunizantes da tríplice viral e contra a Varicela, são vacinas contra vírus de fácil disseminação e alto contágio, podendo causar surtos em toda população. É necessário duas doses da vacina, por via subcutânea, que podem ser administradas juntas com as vacinas contra a Covid 19 e demais vacinas do Calendário Nacional”, finalizou Vaneska Gadelha, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal.