Dando continuidade ao ciclo de oficinas do projeto Orla, a Prefeitura do Natal vai promover a segunda etapa da oficina de planejamento, do dia 4 a 6 de outubro, com o intuito de debater sobre a orla, turismo e futuro. O evento acontece no SESC, da Cidade Alta, das 8 as 17h, com intervalo para almoço. O projeto é idealizado pelo Ministério do Turismo (MTur), que tem por objetivo atualizar o Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI).
O objetivo da segunda etapa da oficina é analisar os resultados obtidos nas discussões da primeira etapa e criar um plano de ações para implementar esses resultados na prática. Serão definidas as ações, as finalidades, os prazos e os responsáveis de cada aspecto a ser trabalhado, divididos por unidades de planejamento. As unidades de planejamento abordadas durante as oficinas serão as praias de Areia Preta, dos Artistas, do Meio e do Forte, incluindo tanto a Redinha Velha como a Redinha Nova, Ponta Negra e a Via Costeira.
As oficinas são conduzidas pelas secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Turismo (Setur) em parceria entre o departamento de Turismo da UFRN (Detur/UFRN) e o Ministério do Turismo (MTur). O objetivo é ajudar no processo de atualização do PGI, que estabelece as ações e estratégias a serem adotadas pelo município para executar projetos e a gestão da orla da cidade.
"Consolidar o trabalho da primeira rodada de oficinas é o principal objetivo desse projeto, onde foram apontados os problemas a serem solucionados e agora eles vão ser concretizados através do Plano de Gestão Integrada da Orla. cada um dos representantes irão se dividir em grupos e discutir assuntos específicos, para depois se reunirem de forma geral e debater os planos de ação adotados", destaca a secretária adjunta de Planejamento da Semurb, Eudja Mafaldo.
O público-alvo do projeto são os representantes de associações de moradores, representantes de atividades econômicas (pesca, turismo, comércio, portuária), assim como técnicos e gestores públicos, representantes de associações locais, professores e estudantes.
Após a conclusão do planejamento do Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI), ele será apresentando a sociedade por meio de audiência pública. Para saber mais, acesse o portal do projeto “Brasil, essa é nossa praia!” pelo endereço www.brasilnossapraia.ufrn.br.