Em alusão ao dia internacional da árvore, celebrado no dia 21 de setembro, o Setor de Manejo Ambiental e Pesquisas Científicas da Semurb desenvolveu em parceria com o Projeto AMANA, uma ação conjunta para o plantio de mudas de espécies nativas, em áreas em processo de recuperação ambiental no interior da Unidade de Conservação Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

A ação foi realizada na manhã de quinta-feira, 22 de setembro e contou com a participação de 61 crianças na faixa etária de 7 a 12 anos, que receberam informações sobre a importância da unidade de conservação e o seu papel para a sociedade, além da explicação de porque recuperar as áreas degradadas e do uso de espécies nativas no plantio. Na sequência, alunos do projeto foram à campo para realização das etapas de plantio, adubação e irrigação das mudas.

Foram plantadas 34 mudas de espécies nativas do bioma Mata Atlântica como Cajueiro, Pau-brasil, Aroeira-da-praia, Ubaia, Guabiraba, Pata-de-vaca, Antúrio entre outras. A iniciativa teve por objetivo, além da recuperação de uma área antropicamente perturbada e em processo de regeneração, conscientizar os jovens alunos do Projeto AMANA sobre a importância da conservação ambiental e do plantio de espécies nativas como estratégia para recuperação de áreas degradadas.

Para o chefe do setor de Manejo Ambiental e Pesquisas Científicas da Semurb, Luiz Augusto Correia, as atividades foram planejadas e executadas em conjunto entre o Setor e seus colaboradores com os coordenadores do Projeto AMANA. "Como a ação tem contato direto com a natureza, feita em ambiente aberto, se torna uma atividade agradável para as crianças, que podem voltar daqui a uns anos e ver o resultado desse plantio. Além de ter sido uma oportunidade para falar sobre conservação do meio ambiente", ressalta.