Verdadeiros batalhões em defesa do meio ambiente se reuniram neste sábado (17) em diversos pontos da orla de Natal para celebrar o Dia Mundial da Limpeza. Voluntários de diversos segmentos da sociedade se juntaram para recolher resíduos nas praias da Redinha, do Meio, Forte, Artistas, Areia Preta e Ponta Negra. Essa é a quinta edição do movimento que acontece simultaneamente em 190 países. A Prefeitura de Natal é parceira da iniciativa. A Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), disponibilizaram estrutura como sacos de lixo, bem como designou agentes de limpeza e um caminhão coletor para receber o material recolhido.

Na praia da Redinha, estudantes, moradores do local, profissionais de muitas áreas e a coordenação do projeto encararam o sol forte com muita disposição para vasculhar cada canto da imensa faixa de areia em busca de resíduos. Não demorou muito e os sacos de lixo das equipes ficaram cheios. A maior parte do material recolhido era de garrafas de plástico, latinhas, embalagens, canudos e tampas.

Maria Vanessa e Lípia Camilly, tia e sobrinha, respectivamente, saíram de casa logo cedo, colocaram o protetor solar, óculos e roupa apropriada para participar do Dia Mundial da Limpeza pela primeira vez. Elas não esconderam a satisfação de ajudar na preservação do meio ambiente: “Fiquei sabendo da iniciativa por meio da minha sobrinha e me prontifiquei a estar aqui. Tem sido uma experiência muito rica. Infelizmente as pessoas ainda descartam o lixo de forma errada, prejudicando o meio ambiente e nossos ecossistemas. Estou dando a minha parcela de contribuição e estou muito lisonjeada”, disse Maria Vanessa.

Lípia também estava bastante empolgada e aproveitou para fazer um apelo à sociedade em geral: “Todos precisamos contribuir. Essa é uma ação conjunta que ajuda a dimensionar o quanto precisamos avançar nessa questão. Só nessa pequena faixa de areia coletamos muito lixo em um pouco espaço de tempo. Fica o recado para que a gente se conscientize e evite realizar esse tipo de ação danosa. Juntos podemos mudar essa realidade onde todos vão sair ganhando com uma cidade mais limpa e agradável de se viver”, disse .

O professor de educação ambiental Paulo Gerson foi o coordenador do ponto da Praia da Redinha. Ele ficou muito feliz com a numerosa presença de voluntários. Para Paulo, a melhoria da condição de vida da população em geral passa por uma cultura em defesa do meio ambiente e da natureza.

“Com a pandemia mais controlada, voltamos a realizar essa ação na orla da cidade. Depois de dois anos estamos aqui novamente. Para termos mais qualidade de vida é preciso ter um olhar especial para o meio ambiente, respeitar, cuidar e preservar nossos ecossistemas e conscientizar a população cada dia mais. É fundamental também a união dos poderes públicos, iniciativa privada e demais segmentos da sociedade. A formalização de um grande pacto em favor da natureza é o melhor caminho para que essa e as futuras gerações possam viver mais e melhor “, pontuou.

Paulo disse ainda que o material recolhido vai ser analisado para saber o perfil do lixo existente na nossa orla para que sejam formuladas ações específicas de combate ao descarte irregular nesses locais: “O ecossistema marinho é muito frágil. Todo esse material plástico termina indo para a água e infelizmente afeta os animais e outras formas de vida marinha. De posse desse estudo, podemos identificar qual o tipo de lixo que é descartado para saber a melhor abordagem pedagógica junto aos frequentadores com o objetivo de evitar o descarte da maneira incorreta”, concluiu