A Prefeitura de Natal irá iniciar mais uma fase na obra de requalificação da avenida Felizardo Moura, no próximo domingo (18). Após entendimentos entre as secretarias municipais envolvidas com o projeto e a empresa responsável pela obra, ficou definido que durante esta etapa dos trabalhos não haverá a necessidade de interdição total da via. Nos momentos de pico, os dois sentidos da avenida estarão liberados. No horário entre 9h e 16h, poderá acontecer interdições parciais, com uma via funcionando em mão dupla. A mudança no planejamento do trânsito não provocará alterações no cronograma de entrega.

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) vai fazer toda a sinalização da pista (vertical e horizontal) neste domingo (18), para que os motoristas possam estar bem informados sobre o trânsito no local. O trabalho de sinalização vai requerer a interdição parcial do local. "Estaremos fazendo a sinalização e já também adaptando os nossos agentes e motoristas que passam pelo local. Essa mudança, que não afeta o cronograma da obra, também é importante para que as pessoas possam ter uma adaptação gradativa de todo o processo", explica o secretário-adjunto de Trânsito da STTU, Walter Pedro.

Apesar da alteração no planejamento original, a STTU informa que é essencial a busca pelas vias alternativas já divulgadas pela Prefeitura, uma vez que, mesmo com a interdição apenas parcial, haverá impacto no tráfego e os congestionamentos vão aumentar no local. "Aconselhamos que as vias alternativas sejam utilizadas. A Felizardo Moura já está em obras e, nessa próxima fase, teremos muitas intervenções, sejam da empreiteira em si ou das concessionárias (de água, luz, etc). Por isso, as vias alternativas são essenciais", comenta o adjunto.

A Prefeitura de Natal e as concessionárias já estão realizando trabalhos importantes para o início das outras etapas da obra, como mudanças da posteação e a preparação das tubulações, além da quebra do canteiro central e limpeza dos terrenos para instalação de canteiros e deposição de material. Uma equipe de agentes da STTU está de prontidão no local para disciplinar o tráfego na região. "Caso, durante esta próxima etapa da obra ou em alguma outra, haja a necessidade de interdição completa, a Prefeitura irá alertar a população com bastante antecedência através de todos os meios de comunicação", antecipa Walter Pedro.

O projeto prevê um investimento de R$ 43 milhões, sendo realizado conjuntamente pela Prefeitura de Natal e pelo Governo Federal. A obra vai garantir novas estruturas em drenagem, pavimentação, calçada, ciclovia e a implantação de faixa reversível, garantindo mais fluidez no trânsito e resultando em um aumento de 30% da capacidade da via. Todas essas intervenções acarretarão em mais conforto e segurança para pedestres e ciclistas, beneficiando cerca de 750 mil pessoas na região e conferindo mais velocidade a um tráfego de cerca de 75 mil veículos por dia.

Vias alternativas

São recomendados alguns desvios, mesmo sem a interdição total da avenida Felizardo Moura. Entre eles, o desvio pelo acesso sul do aeroporto de São Gonçalo do Amarante em direção à Zona Sul de Natal e parte sul da região metropolitana.

Outro desvio importante é pela avenida Moema Tinoco em direção à Ponte Newton Navarro. Na avenida Tomaz Landim, haverá mais um desvio pela avenida Doutor João Medeiros Filho em direção à zona Sul de Natal.

Outros caminhos levam em direção à Ponte Newton Navarro, como o Canto do Mangue, a rua Miramar e a avenida Presidente Café Filho.