A Prefeitura do Natal vai promover uma capacitação de seus servidores em  Building Information Modeling, mais conhecida como tecnologia (BIM),  ou modelagem da informação da construção, em português. Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), o treinamento tem como público-alvo arquitetos e engenheiros, principais responsáveis pelo planejamento de projetos públicos.

A tecnologia BIM  é uma metodologia das áreas de arquitetura, engenharia e construção para criar modelos de projetos de edificação de forma digital, e reunir todas as informações sobre um projeto em um único dado. Com isso, é possível acessar todo o processo de criação de uma construção de forma inteligente e integrada.

E nessa última quarta-feira (14), os técnicos da empresa contratada pela Sempla para realizar a capacitação estiveram reunidos com  servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) que irão participar do treinamento. O objetivo foi ouvi-los sobre as necessidades da pasta e melhor alinhar como será a capacitação e o formato de acordo as demandas.

Segundo a diretora do Departamento de Planejamento Urbanístico e Ambiental (DPUA) da Semurb , a arquiteta Karenine Dantas, essa nova tecnologia facilita o trabalho dos servidores da área e contribui para a diminuição de tempo gasto no planejamento de projetos, facilitando o processo e tornando os orçamentos mais precisos.

"Essa técnica é um avanço na forma de projetar e planejar. Enquanto antes a gente fazia um desenho em linha, agora todos os dados vão ficar reunidos de uma forma mais específica. Isso é muito importante para a engenharia e arquitetura, pois evita erros e facilita o nosso trabalho. Isso significa que a Prefeitura quer modernizar e profissionalizar o modo de fazer projetos e planejamentos", ressalta.